Foi Deus quem criou o mal?

Se Deus é luz e não suporta o mal e as trevas. Como, então, explicar o mal?

Se Deus é bom, por que existe o mal no mundo?
Este é um dos questionamentos mais sérios da criatura humana.

Deus não é, e nunca foi o autor do pecado, porque Deus é amor. Através desse Seu atributo, Ele deseja relação pessoal com aqueles que possuem Sua imagem e semelhança - o homem. E a bondade de Deus "é o atributo em razão do qual Ele concede a vida e outras bênçãos às suas criaturas" (SI 25.8; Rm 2.4).

O escritor Myer Pearlman oferece-nos uma resposta satisfatória quanto à existência do mal, do sofrimento do homem e do amor de Deus:
1- Deus não é responsável pelo mal.
Na verdade, todo sofrimento que há no mundo é consequência da desobediência deliberada do homem (Rm 5.12);

2- Sendo Deus Todo Poderoso, o mal existe com Sua permissão;

3- Deus é tão grande que pode fazer o mal cooperar com o bem;

4- Deus formou o Universo segundo as leis naturais, e estas implicam na possibilidade de acidentes, se desobedecidas; e

5- E bom lembrar sempre que tal não é o estado perfeito das coisas, pois na vida futura Deus mostrará a razão de Seus tratados e ações. Por ser soberano, o Senhor tem o direito absoluto de governar e dispor de Suas criaturas como lhe apraz.

Deus criou, no eterno passado, aquele a quem as Escrituras Sagradas chama de "Estrela da Manhã", "Estrela da Alva" (Is 14.12; Ez 28.12-16), ou seja, um anjo poderoso que habitava no Jardim do Éden (esta Terra). E também chamado de "         Lúcifer" (o que dá luz). Estes são a mesma personalidade, e Deus o criou perfeito em seus caminhos e como chefe dos querubins, era o maior dentre todos os querubins por ser destinado a comandar a exaltação e a glorificação de Deus, o Criador do Universo (Gn 3.24; Ez 28.14). Porém, o orgulho, o egoísmo e as ambições desordenadas tomaram conta dele ao ponto de investir contra Deus para usurpar-Lhe o trono (Is 14.13).

Foi esse pecado que o transformou de anjo de luz em Satanás, o Diabo, o pai da mentira e de todo o mal que grassa no mundo.
Assim, pelo pecado da inveja e do orgulho, foi Lúcifer destronado das mansões celestiais com seus anjos, transformando-se nesse ser repugnante de todos, conhecido como "Diabo" (Ez 28.19; Jd 6).

Originado no céu, foi na obra prima da criação que Satanás desencadeou todo um processo de degeneração da bondade de Deus no coração do homem (Gn 3.6,7,14-19).

Na harmonia do céu, no eterno passado, Deus tinha um cooperador em Sua obra de beneficência e que poderia apreciar Seus propósitos e participar de Sua alegria ao dar felicidade aos seres criados - Cristo, o Unigénito do Pai, que poderia penetrar em todos os conselhos e propósitos de Deus (Pv 8.22-30; Mq 5.2). O Pai (Deus) operou por Seu Filho na criação de todos os seres celestiais (Cl 1.16) e tem a primazia sobre todos eles.

O ódio de Satanás contra a humanidade referia-se em astúcias e tentações levando o homem à morte eterna. Mas a bondade de Deus é que todos cheguem ao arrependimento e o dom gratuito de Deus é a vida eterna, e só o sangue de Jesus Cristo pode operar em nós a vitória sobre o mal.


Fonte: Jornal Mensageiro da paz – Setembro de 2012 / Reverberação: Subsídios EBD
Texto: Pr. Nemuel Kessler 
Compartilhar:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !