Lição 11 - A Segundo Vinda de Cristo - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Lição 11 - A Segundo Vinda de Cristo

Classe: Adultos
Revista: Do professor - CPAD
Data da aula: 10 de Setembro de 2017
Trimestre: 3° de 2017 – Reverberação: Subsídios EBD
Texto Áureo
"Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do Homem." (Mt 24.27)
Verdade Prática
A Segunda Vinda de Cristo será em duas fases distintas: primeira— invisível ao mundo, para arrebatara sua Igreja; segunda — visível e. corporal, com a sua Igreja glorificada.
LEITURA DIÁRIA
- Segunda: Jo 14.3 - O Senhor Jesus Cristo prometeu nos levar para o céu
- Terça: Lc 17.34-36 - O arrebatamento da Igreja acontecerá repentinamente
- Quarta: Jd 14 - A vinda de Jesus em glória
- Quinta: Mt 24.21 - Após o arrebatamento da Igreja se seguirá a Grande Tribulação
- Sexta: 2 Co 5.10 - O Tribunal de Cristo
- Sábado: Ap 22.20 - Jesus em breve virá


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

l Tessalonicenses 4.13-18; Lucas 21.25-27
l Tessalonicenses 4. 13 Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.
14 Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.
15 Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
16 Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
17 Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
18 Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.

 Lucas 21.25 E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas.
26 Homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto as virtudes do céu serão abaladas.
27 E então verão vir o Filho do homem numa nuvem, com poder e grande glória.
HINOS 323, 442, 547 da Harpa Cristã

Veja o vídeo desta LIÇÃOOBJETIVO GERAL
Apresentar a doutrina bíblica a respeito da segunda vinda de Cristo.
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo l refere-se ao tópico l com os seus respectivos subtópicos.
(I)           Analisar os eventos futuros;
(II)         Identificar os termos bíblicos para a segunda vinda de Cristo;
(III)       Explicar os eventos da segunda vinda de Cristo.

• INTERAGINDO COM O PROFESSOR
A vinda do Senhor é uma promessa feita pelo próprio Senhor Jesus. É uma promessa "esperança para todos os que creem. Por isso, a Palavra de Deus nos exorta a viver 110 se Cristo voltasse a qualquer momento. A iminência da volta do Senhor traz ao crente uma consciência de vivermos uma vida mais santa, de maior seriedade com evangelização dos não-crentes e desejo de estar mais perto do Senhor.
PONTO CENTRAL
A segunda vinda de Cristo se dará em duas fases: o arrebatamento e a vinda.

COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO

A Bíblia mostra a segunda vinda de Cristo em duas fases: a primeira é o arrebatamento da Igreja, e a segunda é a sua vinda em glória. Entre esses dois eventos, haverá na terra a Grande Tribu­lação, o julgamento divino sobre todos os moradores do mundo e no céu o Tribunal de Cristo seguido das bodas do Cordeiro.

O nosso en­foque aqui é a fundamentação bíblica desses eventos. Mas o tema escatológico não se esgota com o que trataremos e a sua continuação se dará na próxima lição.
Clique e acesse
l - OS EVENTOS DO PORVIR

1. Fonte de predição.
Não há outra fonte de predições verdadeiras a não ser. Bíblia Sagrada, por meio da qual Deus nos diz tudo o que precisamos saber sobre os eventos do porvir. Ela é a única fonte confiável.


Esses eventos são uma série de acontecimentos do epílogo da história humana que envolve o arrebatamento da Igreja (1 Ts 4.16,17), a vinda de Jesus em g lória (Mt 24.30; Ap 1.7), o juízo de Deus sobre a terra no fim dos tempos (Mt 24.21), o futuro glorioso de Israel (Is 2.2,3) e o reino milenar de Cristo (Is 9.7; 11.10). São acontecimentos anunciados desde o princípio do mundo, desde Eno­que (Jd 14) até o apóstolo João, o último dos apóstolos, no livro de Apocalipse.

2. O destino dos impérios da anti­guidade.
As profecias sobre os impérios antigos, como a queda da Babilônia para nunca mais se erguer no cenário mundial (Is 13.19,20) e ascensão e queda dos im­périos medo-persa, grego e romano nos capítulos 7 e 8 de Daniel, entre outros profetas, se cumpriram, e a própria História confirma esses fatos.

As profecias messiânicas se cumpriram com abundâncias de detalhes, como o nascimento do Messias de uma virgem, na cidade de Belém, seu julgamen­to diante de Pôncio Pilatos, sua morte, sua ressurreição e a ascensão ao céu, entre outros.

3. Sobre as Diásporas judaicas.
As profecias apontam, de antemão, as duas dispersões do povo judeu e as suas respectivas restaurações. A primeira Diáspora (Jr 16.13) e seu retorno (Ed 1.1-3); a segunda Diáspora, anunciada pelo próprio Senhor Jesus Cristo: "E cairão a fio de espada e para todas as nações serão levados cativos; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos dos gentios se completem" (Lc 21.24), com o seu respectivo retorno depois de mais de 18 séculos à terra de seus antepassados, tal como fora anunciado pelos profetas do Antigo Testamento, como Jeremias (Jr 31.17), Ezequiel (Ez 11.17; 36.24; 37.21), Amos (Am 9.14,15) e Zacarias (Zc 8.7,8).

SÍNTESE DO TÓPICO l
A fonte para todos os eventos do futuro são as Sagradas Escrituras.

SUBSÍDIO TEOLÓGICO
Uma das características mais ini­gualáveis dos verdadeiros profetas do AT era a habilidade que tinham de prever os eventos futuros com perfeita exatidão, O próprio Deus previu o cativeiro de Israel no Egito e o seu subsequente livramento (Gn 15.13-18).

Moisés previu a conquista bem-sucedida da Terra Prometida pelos israelitas sob o comando de Josué (Dt 31.23). Samuel previu o fracasso da di­nastia de Saul (1Sm 15-28). Nata previu as consequências do pecado de Davi e seus efeitos sobre a sua própria família (2 Sm 12.7-12). Elias previu as mortes de Acabe e Jezabel (1Rs 21.19-23), Isaías previu o livramento de Jerusalém da invasão assíria de Senaqueribe (2 Rs 19.34-37). Jeremias previu o cativeiro dos judeus por setenta anos na Babilónia" (LAHAYE, Tim; H1NDSON, Ed. (Eds.). Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica, Rio de Janeiro; CPAD, 2013, pp.120-21).

II - TERMOS BÍBLICOS PARA A SEGUNDA VINDA DE CRISTO

1. Vinda.
A palavra parousia (que se pronuncia "parussía") significa "vinda, chegada, presença, volta, visita real, advento, chegada de um rei". No as­pecto escatológico, este substantivo se refere tanto ao arrebatamento da igreja (1Ts 4.15) como à vinda de Cristo em glória com sua Igreja (2 Ts 2.8). O outro termo é érchomai, "ir" e também "vir". Duas coisas opostas? Sim, desde que se considere o movimento entre o ponto de partida e o ponto de chegada. Para quem está no ponto de partida é "ida", mas, para quem estiver no ponto de chegada, é "vinda". Esse verbo apa­rece em referência à vinda de Jesus (Jo 14.3) e também à sua vinda em glória (At 1.11; Jd 14; Ap 1.7).


2. Manifestação, aparição.
O subs­tantivo grego aqui é epipháneia, que só aparece seis vezes no Novo Testamento, com uso exclusivamente paulino, e todas as ocorrências dizem respeito à vinda de Jesus, desde a encarnação do Verbo (2 Tm 1.10).

O apóstolo Paulo exorta os crentes para uma vida irre­preensível até "à aparição de nosso Senhor Jesus Cristo" (1Tm 6.14); "e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo" (Tt 2.13). O termo é também traduzido por "vinda" em referência ao arrebatamento da Igreja (2 Tm 4.8).

O apóstolo o em­prega ainda para se referir à segunda vinda de Cristo em glória: "Conjuro-te, pois, diante de Deus e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu Reino" (2 Tm 4.1), ou conforme encontra-se na Almeida Revista e Atualizada, "pela sua manifestação e pelo seu reino".

3. Revelação.
O termo é apokalypsis. O apóstolo Pedro emprega essa palavra para se referir ao arrebatamento da Igreja (1Pe 1.7). Esse termo é traduzido ainda como "manifestação", também em referência ao arrebatamento da Igreja: "De maneira que nenhum dom vos falta, esperando a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo" (1Co 1.7) ou de acordo com a versão Almeida Revista e Atualizada, "aguardando vós a revelação de nosso Senhor Jesus Cristo".

SÍNTESE DO TÓPICO II
"Vinda", "manifestação", "aparição" e "revelação" são termos bíblicos que remontam a segunda vinda de Cristo.

SUBSÍDIO PEDAGÓGICO
Além dos termos bíblicos serem importantes para o estudo da segunda de Cristo, outros termos, de cunho teológicos, são também de suma importância ao professor dominá-los. Veja abaixo:

Eschaton:
"[Do gr. schaton, últimas coisas] Termo teológico que denota a culminação de todas as coisas segundo os decretos divinos."

"[Do gr. escathos, ultimas coisas + logia, discurso racional] Estudo sistemático e lógico das doutrinas concernentes às últimas coisas. Compreendida como um dos capítulos da dogmática cristã, a escatologia tem por objeto os seguintes temas: estado intermediário, arrebatamento da Igreja, Grande Tribulação, Milênio, Julgamento Final e o estado perfeito eterno."

Escatologia Individual:
"[Do gr. escathos, ultimas coisas + logia, discurso racional; Individual:      do lat. individu, pessoa] Estudo das últimas coisas que dizem respeito exclusivamente ao indivíduo, tratando de sua morte, estado intermediário, ressurreição e destino eterno. Neste contexto, nenhuma abordagem é feita, quer a Israel, quer a Igreja."

III - OS EVENTOS DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO

1. O arrebatamento da igreja.
É o rapto dos santos da terra, um acontecimento global e simultâneo em todo planeta. A profecia contempla até fusos horários, pois uns estarão 'dormindo à noite e outros trabalhando nesse exato momento (Lc 17.34-36). Esse evento será inesperado, algo rápido, em fração de segundo, e invisível os olhos humanos: num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta.

A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados" (l Co 15.52, ARA). Os mortos salvos, os que "dormiram em Cristo", ressuscitarão primeiro (l Ts 4.16b); em seguida, nós, os crentes em Jesus que estivermos vivos nessa ocasião, com o corpo corruptível já revestido da incorruptibilidade, quando aquilo que é mortal estiver revestido da imortalidade (l Co 15.53), seremos arrebatados da terra para o encontro com o Senhor Jesus nas nuvens (l Ts 4.16,17). Essa é a primeira fase da segunda vinda de Cristo, a esperança da Igreja (Fp 3.21).

2. A vinda de Cristo em glória.
Sete anos depois do arrebatamento da Igreja, o Senhor virá em glória, visível aos olhos humanos (Mt 24.30,31; Lc 21.25-28). Nesse retorno de Jesus à terra, Ele virá acompanhado dos santos (l Ts 3.13; Jd 14). O propósito aqui é julgar as nações (Jl 3.12-14; Mt 25.31,32), restaurar o trono de Davi (Zc 12.8-14) em cumprimento à promessa de Deus feita por meio do anjo Gabriel:"[...] e o Senhor Deus lhe dará O trono de Davi, seu pai, e rinará eterna­mente na casa de Jacó, e o seu Reino não terá fim" (Lc 1.32,33); destruir a besta e o falso profeta (2 Ts 2.8; Ap 19.19,20) e estabelecer o seu reino de justiça e paz na terra, o reino de Deus de mil anos (Is 2.4; Ap 20.2,3).

3. A Grande Tribulação.
É o período de transição entre a Dispensação da Igreja e o Milénio, um tempo de angús­tia e sofrimentos sem precedentes na história (Dn 12.1; Jl 2.2; Mt 24.21; Mc 13.19), também conhecido como "o Dia do Senhor" (Jl 1.15; 2 Pé 3.10). A Igreja não passará por esse período, que é conhecido como a "Grande Tribulação" (l Ts 1.10). Será a era do anticristo (2 Ts 2.7-9), identificado como a besta (Ap 13.2-8).

O falso profeta será o porta-voz do anticristo, que enganará o povo por meio dos falsos milagres (Ap 16.13,14). O anticristo fará um concerto com a nação de Israel por uma "semana de anos" (Dn 9.27), mas na metade deste período o concerto será rompido, pois os judeus descobrirão que fizeram um acordo com o próprio Diabo. Só a partir daí é que começa o período da angústia de Jacó (Jr 30.7). Todos esses horrores estão registrados a partir do capítulo 6 de Apocalipse. Este período foi determinado por Deus para fazer justiça contra a rebelião dos moradores da terra e para preparar a nação de Israel para o encontro com o seu Messias (Am 4.12).

4. O Tribunal de Cristo e as Bodas do Cordeiro.
Enquanto a Grande Tribula­ção acontece na terra; no céu, os santos estarão recebendo a recompensa por aquilo que cada um fez em vida pela causa do evangelho (l Co 3.12-15; Ap 22.12). É o chamado Tribunal de Cristo (2 Co 5.10), a premiação dos salvos. Não se trata de um julgamento para  a salvação ou condenação. Todos os presentes já são salvos em Jesus, visto que a salvação é pela graça; aqui se trata de mais uma bênção aos salvos. Em seguida, virá a festa das bodas do Cordeiro (Ap 10.9), o grande banquete que celebrará a união de Cristo com a sua Igreja.

SÍNTESE DO TÓPICO III
O arrebatamento, a grande tribula­ção e vinda em glória são os eventos da segunda vinda de Cristo.

SUBSÍDIO TEOLÓGICO
O Senhor advertiu-nos quanto ao tempo de sua vinda: 'Mas, daquele Dia e hora, ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai. Olhai, vigiai e orai, porque não sabeis quando chegará o tempo' (Mc 13-32,33). Jesus também disse aos discípulos, momentos antes de subir aos céus, que não lhe pertencia 'saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder' (At 1.7). A data do retorno de Cristo não é prerrogativa nossa. Contudo, há algumas linhas mestras que devemos observar para que não sejamos surpreendidos.


Em vista da necessidade de nos mantermos sempre alertas, podemos falar bendita esperança como algo que fosse acontecer a qualquer momento.
NÃO queremos dizer com isso que o Jesus poderia ter retornado 'imediatamente após a sua ascensão. Todavia, atentemos para a parábola na qual Jesus pintou um 'homem nobre' 'partiu para uma terra remota, a fim de tomar para si um reino e voltar depois. E, chamando dez servos seus, lhes dez minas e disse-lhes: Negociai até que eu venha' (Lc 19.11-27). Esta comparação dá a entender que  haveria uma ausência considerável.  Haja visto o dinheiro confiado aos servos. Era sinal de que estes deveriam cumprir s tarefas com fidelidade. Como eles não Sabiam  o tempo exato do retorno do senhor, não  podiam mostrar-se negligentes: teriam de cuidar com o máximo zelo dos negócios do mestre" (MENZIES, William W.; HORTON, Stanley M. Doutrinas Bíblicas: Os Fundamentos da Nossa Fé. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1995, pp.184-85).

CONHEÇA MAIS
Escatologia
"[Do gr. escathos, últimas coisas + logia, discurso racional] Estudo sistemático e lógico das doutrinas concernentes às últimas coisas. Compreendida como um dos capítulos da dogmática cristã, a escatologia tem por objeto os seguintes temas: Estado Intermediário, Arrebatamento da Igreja, Grande Tribulação, Milênio, Julgamento Final e o estado perfeito eterno". Para conhecer mais, leia Dicionário Teológico, CPAD, p.165.

CONCLUSÃO
Essas amostras proféticas servem como garantias de que tudo o que está escrito para o fim dos tempos irá de igual modo se cumprir (Jr 1.12). A nossa esperança não se baseia numa utopia, mas em fatos revelados na Palavra de Deus e confirmados pela História. A escatologia bíblica é a continuação do processo histórico.

PARA REFLETIR
A respeito da Segunda Vinda de Cristo, responda:

Quais os termos usados para a segunda vinda de Cristo?
Vinda, manifestação e revelação.
Quais os eventos da segunda vinda de Cristo?
O arrebatamento da igreja, a Grande Tribulação e a vinda de Cristo em glória.
O que é o arrebatamento da Igreja?
É o rapto dos santos da terra, um acontecimento global e simultâneo em Todo o planeta.
o que é a Grande Tribulação?
É o período de transição entre a Dispensação da Igreja e o Milênio, um tempo de angústia e sofrimentos sem precedentes na história, também conhecido como "o Dia do Senhor".
O que são o Tribunal de Cristo e as Bodas do Cordeiro?
É a premiação dos salvos. Não se trata de um julgamento para a salvação ou condenação. Em seguida, virá a festa das bodas do Cordeiro (Ap 10.9), o grande banquete que celebrará a união de Cristo com a sua Igreja.

Fonte: Lições Bíblicas de Adultos – CPAD – 3° Trimestre de 2017/ Blog: Subsídios EBD

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad