Lição: 8 - Abigail, um Caráter Conciliador (Subsídio) - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Lição: 8 - Abigail, um Caráter Conciliador (Subsídio)

Obs. Este artigo é um subsídio para a lição bíblica da classe de Adultos.
A bíblia sagrada fala de duas mulheres com o nome de Abigail. Uma era esposa de Nabal que se tornou esposa de Davi (1Sm 25.3-42; 27.3; 30.5; 2Sm 2.2; 3.3). A outra Abigail é a irmã de Davi e mão de Amasa (2Sm 17.25; 1Cr 2.15-17). Em nosso estudo de hoje, discorreremos sobre a sensata e formosa Abigail, a Mulher de Nabal.
I – A GRANDE IMPORTÂNCIA DE ABIGAIL
Em sua ira contra Nabal Davi se preparou para ir matar Nabal e todos do sexo masculino que estivesse sob as ordens de Nabal (1Sm 25.13,17,22) Se Davi tivesse levado a cabo o que intentava, teria cometido um pecado terrível e causado grande estrago em seu caráter e em sua carreira, mas, em sua misericórdia, o Senhor o deteve.


1. Abigail livra Nabal da Espada de Davi e evita que Davi pecasse contra Deus.
Deus viu que Davi estava prestes a se precipitar e a agir com insensatez, de modo que providenciou para que uma mulher sábia e corajosa o detivesse (1Sm 25.14- 33).

Davi reconheceu que Abigail foi muito sábia ao lhe procurar antes que o desejo de vingança de Davi fosse realizado.
Assim Davi se Expressou:
“Bendito seja a tua sabedoria e sejas tu abençoada por me teres impedido hoje de derramar sangue e fazer justiça com as minhas próprias mãos (1sm 25.33). [... se não tivesse vindo tão depressa à minha presença, eu juro que, de agora até ao amanhecer, não teria sobrevivido uma única pessoa do sexo masculino dos que estão sob as ordens de Nabal, inclusive os meninos (1Sm 25.34 - KJA)”.

2. Abigail, tipo da Mulher sábia que se casa como um homem tolo e mau (1Sm 25.3,17).
Naquele tempo, os pais arranjavam os casamentos de seus filhos, portanto, não nos surpreende ver uma mulher sábia casada com um homem insensato.

Sem dúvida, os pais de Abigail consideraram uma felicidade que sua filha se casasse com um homem tão rico. Ela acatou o desejo dos pais, mas a vida ao lado de Nabal deveria ser fastidiosa. Seu marido só queria saber de dinheiro, comida, bebida e de fazer as coisas a seu modo.
3. Deus usa Abigail para intervir na História de seu servo Davi (1Sm 25).
Somente um Deus soberano poderia ter providenciado que Abigail encontrasse Davi quando este estava prestes a atacar. Abigail curvou-se diante de Davi e reconheceu-o como senhor e rei; na verdade, usou o termo "senhor" quatorze vezes em seu discurso. Nabal não teria aprovado suas palavras nem suas ações, pois era partidário de Saul e considerava Davi um rebelde (v.10).
Davi bendisse o Senhor por tê-lo impedido, providencialmente, de matar pessoas inocentes e também bendisse Abigail por seu conselho sábio. Foi perspicaz ao ouvir uma repreensão feita com sabedoria (Pv 15.5, 10,31-33).

II- NABAL, O MARIDO DE ABIGAIL
CONTINUAÇÃO:
A continuação deste estudo está em Nosso “E-book Subsídios EBD – Vol. 8”. Clique Aqui

III - GRANDES CARACTERÍSTICAS DE ABIGAIL
Dentre algumas das características de Abigail, destacamos as seguintes:
Mulher sensata;
Mulher Formosa (1Sm 25.3);
3) Tinha consciência de que Davi seria Rei (1Sm 25.28, 30 – NTLH);
4) Reconhecia que Davi era um protegido de Deus (1Sm 25.29 – NTLH);
5) Mulher de Fé. Abigail era uma mulher de fé, que acreditava que Davi era o rei escolhido de Deus e que Saul era apenas "um homem" (1Sm 25. 29).

1. Abigail se ver livre do mau e tolo Marido (1Sm 25.37.38).
Abigail deve ter ficado contente de ver-se livre do jugo de um homem tão perverso, com o qual provavelmente havia se casado contra a vontade. Abigail causara tamanho impacto em Davi com seu caráter e sabedoria a ponto de ele considerar que seria uma boa rainha. Assim, enviou mensageiros a fim de pedir a mão de Abigail em casamento. Era uma oportunidade que mulher alguma recusaria, e ela se sujeitou a seu rei e se ofereceu até para lavar lhe os pés! Ao casar-se com Abigail.

2. Abigail, esposa e mãe.
A beleza e a prudência de Abigail impressionaram de tal modo Davi que, não muito tempo depois, quando Nabal falecera, ele mandou buscá-la para ser sua esposa (1Sm 25.14-42). Dali por diante ela tornou-se sua companheira inseparável em todas as coisas, boas e más (1Sm 27.3; 30.5; 1Sm 2.2). Acredita-se que eles tiveram dois filhos, Quileabe e Daniel, mas alguns estudiosos creem que o Quileabe de 2Sm 3.2 é o mesmo Daniel de 1 Cr 3.1.

Conclusão


Deus enviou Abigail para impedir que Davi fizesse uma grande injustiça contra todos os homens de Nabal (1Sm 25.34). Davi reconheceu seu grande mal ao planejar uma vingança tão terrível contra eles. Há ocasiões em que Deus envia alguém ao nosso encontro para nos aconselhar segundo a sua vontade, a fim de abrir nossos olhos e nos impedir de cometer iniquidade. Ao recebermos conselhos dos outros, devemos julgar nossos planos segundo a Palavra de Deus e a orientação do Espírito em nosso coração (Rm 8.14).
CONTINUAÇÃO:
A continuação deste estudo está em Nosso “E-book Subsídios EBD – Vol. 8”. Clique Aqui


Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad