Quem Era a Esposa de Caim? - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Quem Era a Esposa de Caim?

Como Caim conhece sua mulher em Node, se aparentemente só existia ele e seus pais?
Os céticos em relação à Bíblia usaram vez após outra a mulher de Caim para tentar desacreditar o livro de Gênesis como registro histórico verdadeiro. Infelizmente, a maioria dos cristãos não responde de forma adequada a essa questão. Por conseguinte, o mundo acha que os cristãos não são capazes de defender a autoridade da Escritura e, portanto, nem a fé cristã.
Quem Foi Caim?
Caim foi o primeiro filho de Adão e Eva registrado na Escri­tura (Gn 4.1). Ele e seus irmãos Abel (Gn 4.2) e Sete (Gn 4.25) fizeram parte da primeira gera­ção de crianças nascidas nesta terra. Embora esses três filhos homens sejam especificamente mencionados, Adão e Eva tive­ram outros filhos.

Irmãos e Irmãs de Caim
Em Gênesis 5.4, lemos a decla­ração que resume a vida de Adão e Eva: "E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas".

Adão e Eva, durante sua vida, tiveram vários filhos homens e mulheres. Na verdade, Josefo, historiador judeu, escreveu: "Segundo a antiga tradição, Adão TEVE 33 FILHOS E 23 FILHAS.
A Escritura não nos diz quantos filhos Adão e Eva tiveram, mas considerando seu longo período de vida (Adão viveu por 930 anos — Gn 5.5), pareceria lógico sugerir que tiveram muitos filhos. Lembre-se que eles receberam a ordem: "Frutificai, e multiplicai-vos" (Gn 1.28).

A Esposa
Um olhar mais atento à palavra usada em Gênesis para "esposa" revela algo que os leitores podem perder na tradução. Ela deixa mais óbvio para os que falam hebraico que a esposa de Caim era provavelmente sua irmã (Há uma tênue possibilidade de que ela fosse sua sobrinha, mas, de todo jeito, irmão e irmã teriam de se casar no início).
A palavra hebraica usada em Gênesis 4.17 para "esposa" (primeira menção à esposa de Caim) é ishshah e quer dizer "mu-Iher/esposa/fêmea/varoa".
A palavra ishshah é o termo para "mulher" e quer dizer "vinda do homem". Ela deriva-se das palavras hebraicas iysh eesh e enowsh, ambas com sentido de "homem". Observamos isso em Gênesis 2.23, passagem em que o nome "varoa" (ishshah) é dado a alguém que nasceu de Adão.

Assim, a esposa de Caim é descendente de Adão/homem. Portanto, ela tinha de ser irmã (ou provavelmente sobrinha) de Caim. Os que leem em hebraico têm mais facilidade de fazer essa conexão, que perde-se muito na tradução.

Caim e a terra de Node
Alguns afirmam que a passagem de Gênesis 4.16,17 quer dizer que Caim foi para a terra de Node e encontrou uma esposa. Por essa razão, eles concluem que tinha de haver outra raça de pessoas na terra que não eram descendentes de Adão, da qual se originou a esposa de Caim.

A partir do que foi afirmado acima, fica claro que todos os seres humanos, entre eles a esposa de Caim, são descendentes de Adão. Todavia, essa passagem não diz que Caim foi para a terra de Node e encontrou uma esposa.

João Calvino, ao comentar esses versículos, lembra que "a partir do contexto, podemos deduzir que Caim se casou antes de matar seu irmão; do contrário, Moisés, agora, relataria algo a respeito do casamento dele".

Caim casou-se antes de ir para a terra de Node. O texto não diz que ele encontrou uma esposa lá, mas que teve filhos quando "conheceu" (teve relação sexual com) sua esposa quando estava lá.

Isso faz sentido também à luz do que Node é. Node quer dizer "vaguear" em hebraico. Assim, Caim, quando foi para a terra de Node, estava indo literalmente para uma terra de afastamento, não para um lugar cheio de gente.

Fonte: Jornal Mensageiro da Paz, setembro de 2012
Reverberação: Subsídios EBD – Acervo: Jair Alves

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad