A bíblia já está disponível em 2.935 idiomas

Resultado dos esforços das SBU, em 2015, cerca de 160 milhões de pessoas puderam ter acesso a 50 novas traduções das Escrituras Sagradas.
Desde a primeira tradução da Bíblia, a Septuaginta, ainda antes de Cristo, o mundo assiste a seguidas iniciativas para disseminar a Palavra de Deus. Dessa versão do Antigo Testamento Hebraico para o Grego até os dias atuais, as Escrituras Sagradas, incluindo Bíblias completas, Novos Testamentos e partes da Bíblia, tornaram-se disponíveis em 2.935 idiomas falados por 6.039 bilhões de pessoas. Só em 2015, foram feitas traduções para 50 idiomas, que atendem quase 160 milhões de pessoas.

O
avanço da tradução das Escrituras no mundo é devido, principalmente, aos esforços das Sociedades Bíblicas Unidas (SBU), aliança global presente em mais de 200 países e territórios e da qual faz parte a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB). Com o auxílio dessa aliança mundial, a Bíblia completa está disponível em 563 idiomas, falados por cerca de 5,1 bilhões de pessoas e o Novo Testamento em 1.334 idiomas adicionais falados por 658 milhões de pessoas. Quanto a partes da Bíblia, 281 milhões de pessoas têm acesso a traduções em 1.038 idiomas.

Em seu Relatório de Traduções referente ao ano de 2015, as SBU registram que 11 comunidades ao redor do mundo agora têm a sua primeira Bíblia na íntegra, seis receberam um Novo Testamento e outras 11 o seu primeiro livro ou livros adicionais das Escrituras. No entanto, existem ainda 497 milhões de pessoas que não contam com nenhuma parte da Bíblia traduzida para a língua que fala ao seu coração, além dos 281 milhões que contam apenas com partes da Bíblia traduzidas para o seu idioma.

Como os idiomas estão em constante desenvolvimento, as SBU também têm o compromisso de revisar traduções existentes e fornecer novas versões, para ajudar o máximo possível de pessoas a se engajarem com a mensagem bíblica. Em 2015, esse trabalho resultou em 20 novas traduções e revisões, além de duas edições de estudo, com o potencial de alcançar mais de 127 milhões de pessoas.

Línguas de sinais e braile
Também é relevante o progresso nas traduções das Escrituras para línguas de sinais e em braile. Estima-se que mais de 300 milhões de pessoas no mundo tenham deficiência auditiva e 70 milhões delas utilizam a língua de sinais para se comunicar. Há mais de 400 línguas de sinais únicas, porém, o Novo Testamento somente está disponível na Língua de Sinais Americana. Entre as produções de 2015 em línguas de sinais, destacam-se as do Brasil, com 15 novas histórias bíblicas; Sri Lanka, com seleções do livro de Atos; México, que concluiu os livros de Lucas e Atos; e a equipe ViBi, no Japão, com os livros Êxodo, Tito e Efésios.
Em braile, os avanços foram registrados no Sri Lanka, com a Bíblia em sinhala, o 44º idioma do país, e no México, com a primeira porção em purepecha. Ainda foram produzidas porções adicionais em espanhol e armênio e uma nova versão da Bíblia em holandês. São obras que beneficiam um grande contingente de pessoas, diante da estimativa de que, em todo o mundo, 285 milhões tenham deficiência visual, das quais 40 milhões são cegas. Desde 2002, a Sociedade Bíblica do Brasil disponibiliza a Bíblia em Braile para esse público.

O diretor global de tradução da Bíblia das SBU, Alexander Schweitzer, comemorou os resultados de 2015, considerando-os encorajadores: “Este progresso nos inspira a fazer ainda mais para que a vida de muitos outros indivíduos e comunidades sejam enriquecidos pelo poder transformador da Palavra de Deus.”

As SBU trabalham atualmente em mais de 400 projetos de tradução e contam com outro recurso estratégico para a disseminação das Escrituras: a Biblioteca Digital da Bíblia (DBL), que, até o final de 2015, contava com 1.201 Bíblias, Testamentos e partes da Bíblia em 957 idiomas falados por mais de 4,6 bilhões de pessoas. A DBL é mantida pelas SBU em parceria com outras agências bíblicas e com o apoio da aliança Every Tribe Every Nation (Todas as Tribos, Todas as Nações). Ali os textos bíblicos são oferecidos ao público por meio de parceiros como BibleSearch e YouVersion.


Fonte: Revista A bíblia no Brasil - SBB - Nº 252 – Agosto a Outubro de 2016 – Ano 68 / / Reverberação: Subsídios EBD – Acesse: www.sub-ebd.blogspot.com
Compartilhar:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !