A Remonstrância - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

A Remonstrância

A Remonstrância foi preparada por aproximadamente 43 (o número exato é debatido) pastores e teólogos reformados holandeses após a morte de Armínio, em 1609.
O documento foi apresentado em 1610 para uma conferência de líderes da igreja e do estado em Gouda, Holanda, para explicar a doutrina arminiana. Seu foco principal está nas questões da salvação e, em especial, na predestinação. Existem várias versões da Remonstrância (da qual os remonstrantes receberam o seu nome).
===========================
Faremos uso de uma tradução para o inglês feita a partir do original em Latim apresentada de forma um tanto condensada pelo especialista inglês em arminianismo A. W Harrison:

1. Que Deus, por um decreto eterno e imutável em Cristo antes que o mundo existisse, determinou eleger, dentre a raça caída e pecadora, para a vida eterna, aqueles que, através de Sua graça, creem em Jesus Cristo e perseveram na fé e obediência; e que, opostamente, resolveu rejeitar os inconversos e os descrentes para a condenação eterna (Jo 3.36).

2. Que, em decorrência disto, Cristo, o Salvador do mundo, morreu por todos e cada um dos homens, de modo que Ele obteve, pela morte na cruz, reconciliação e perdão pelo pecado para todos os homens; de tal maneira, porém, que ninguém senão os fiéis, de fato, desfrutam destas bênçãos (Jo 3-16; 1 Jo 2.2).

3. Que o homem não podia obter a fé salvifica de si mesmo ou pela força de seu próprio livre-arbítrio, mas se encontrava destituído da graça de Deus, através de Cristo, para ser renovado no pensamento e na vontade (Jo 15.5).

4. Que esta graça foi a causa do início, desenvolvimento e conclusão da salvação do homem; de forma que ninguém poderia crer nem perseverar na fé sem esta graça cooperante, e consequentemente todas as boas obras devem ser atribuídas à graça de Deus em Cristo. Todavia, quanto ao modus operandi desta graça, não é irresistível (At 7.51).

5. Que os verdadeiros cristãos tinham força suficiente, através da graça divina, para enfrentar Satanás, o pecado, o mundo, sua própria carne, e a todos vencê-los; mas que se por negligência eles pudessem se apostatar da verdadeira fé, perder a felicidade de uma boa consciência e deixar de ter essa graça, tal assunto deveria ser mais profundamente investigado de acordo com as Sagradas Escrituras.
Observe que os remonstrantes, assim como Armínio antes deles, não se posicionaram em relação à questão da segurança eterna dos santos. Ou seja, eles deixaram em aberto a questão se uma pessoa verdadeiramente salva poderia ou não cair da graça.

A DEPRAVAÇÃO TOTAL
Nem Armínio e nem os remonstrantes negaram a depravação total; mas afirmaram-na. O arminianismo ensina que todos os seres humanos nascem moral e espiritualmente depravados e incapazes de fazer qualquer coisa boa ou digna aos olhos de Deus, sem uma infusão especial da graça divina para superar as inclinações do pecado original.

"Todos os homens não apenas nascem debaixo da penalidade da morte como consequência do pecado, como também nascem com uma natureza depravada, que em contraste com o aspecto legal da pena é comumente denominado de pecado inato ou depravação herdada”.

Os arminianos acreditam que a morte de Cristo na cruz fornece uma solução universal para a culpa do pecado herdado, de maneira que ele não é imputado aos infantes por causa de Cristo.
Na teologia arminiana, portanto, todas as crianças que morrem antes de alcançarem a idade do despertamento da consciência e de pecarem efetivamente (em oposição ao pecado inato) são consideradas inocentes por Deus e levadas ao paraíso. Dentre as que efetivamente pecam, somente as que se arrependem e creem têm Cristo como Salvador.

Conclusão
A verdadeira posição arminiana admite a plena penalidade do pecado, e consequentemente não minimiza a excessiva pecaminosidade do pecado e nem menospreza a obra expiatória de nosso Senhor Jesus Cristo. Ela, todavia, a admite, não ao negar a plena força da penalidade, como fazem os semipelagianos, mas ao magnificar a suficiência da expiação e a consequente transmissão da graça preveniente a todos os homens por intermédio da autoridade do último Adão.
O homem é condenado unicamente por suas próprias transgressões. O dom gratuito removeu a condenação original e abunda para muitas ofensas. O homem se torna responsável pela depravação de seu próprio coração somente quando rejeita a solução para ela, e conscientemente ratifica-a como sua própria, com todas as suas consequências penais.

Fonte: Teologia Arminiana - Mitos E Realidades, Roger-Olson

Adaptação de: J. Alves

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad