Abraão e o sacrifício de Isaque - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Abraão e o sacrifício de Isaque

Este é outro caso parecido com de Jefté (Juízes 11.30-40): o do sacrifício de Isaque, registrado em Gênesis 22, quando Jeová ordena a Abraão que ofereça seu filho Isaque em sacrifício. O livro JFD (Jeová Falso Deus) diz: "O primeiro ponto a ponderar é que Jeová se fez igual à Moloque, ao aceitar sacrifícios humanos, que proibiu com tanto rigor pela boca de Moisés" (p. 176). Mais adiante, na p. 177, afirma: "Nesta ten­tação de Jeová sobre Abraão, descobrimos uma diferença entre o Deus Pai de Jesus Cristo e Jeová, pois o Pai não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta (Tg. 1:13)".

A comparação que o autor faz entre Jeová e Moloque é sobre a questão do sacrifício de Isaque. Esse argumento reve­la a fragilidade exegética do livro. O verbo hebraico, nessa passagem de Gênesis 22.1, é nassa, que significa "tentar", no sentido de experimentar. É daí que vem a palavra hebraica nissaion, que significa "experiência", usada hoje em Israel para experiências científicas. A Versão Almeida Atualizada traduziu por "provar, pôr à prova", assim: "pôs Deus Abraão à prova"; e a Tradução Brasileira traduziu assim: "experi­mentou Deus a Abraão".

No primeiro versículo desse capítulo a Bíblia diz que Deus "tentou", ou seja, "experimentou, testou" Abraão. Jeová não queria o filho de Abraão imolado, como o próprio relato bíbli­co mostra que Isaque não foi sacrificado, mas provar a fé de Abraão. Usar os episódios de Jefté e Abraão para comparar o Deus Jeová de Israel com a divindade falsa dos amonitas, Moloque, não resiste à exegese bíblica e, sobretudo é uma afron­ta aos judeus e cristãos.

Na passagem de Tiago 1.13, o sentido de "tentar" é outro, significa ser alguém seduzido ou induzido a pecar.

A inclinação do homem para o pecado não vem de Deus. Tiago diz que, quando alguém peca, não pode culpar a Deus desse pecado, Deus é Santo: "Sede santo, porque eu sou santo" (1 Pe 1.16). Veja que o apóstolo está se referindo ao Deus Jeová de Israel, pois essa citação é de Levítico 11.44; 19.2; 20.7. Em todas essas passagens do livro de Levítico é Jeová quem diz que é santo. O apóstolo Pedro diz no versículo seguinte que esse Deus Jeová, que é santo, é o Pai "E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas julga segundo a obra de cada um" (v. 17). Sendo Deus, pois santo, não pode mesmo tentar ninguém ao pecado. O que Tiago está dizendo é que ao cometer pecado, ninguém pode culpar a Deus por isso. A res­ponsabilidade é pessoal.

Autor: Esequias Soares| Reverberação: Subsídios EBD

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad