Cristão legalista

O legalista substitui com palavras e práticas externas as atitudes internas requeridas por Deus, oriundas do novo nascimento, operado por Deus e pelo Espírito (ver Mt 5.20 ; 5.27,28; 6.1-7; Jo 1.13; 3.3-6; ver Is 1.11 ; Am 4.4,5).

A honra do legalista para com Deus

Tais pessoas honram a Deus com seus lábios, enquanto de coração estão longe dEle; externamente parecem justos, mas no seu íntimo não o amam de verdade.

LEIA TAMBÉM ESTAS PUBLICAÇÕES:
  • Lição 3 - A Santíssima Trindade: um só Deus em três Pessoas (Subsídio)
  • Ensinamentos Sobre a Trindade
  •  Lições de Jovens

  • Lições Bíblicas Juvenis

  • O que de fato é legalismo?

    1) Legalismo não é simplesmente a existência de leis, regulamentos, ou regras na comunidade cristã. Pelo contrário, legalismo tem a ver com os motivos pelos quais o cristão considera a vontade de Deus à luz da sua Palavra.
     Qualquer motivo para se cumprir mandamentos e regras que não parta de uma fé viva em Cristo, do poder regenerador do Espírito Santo e do desejo sincero do crente de obedecer e de agradar a Deus, é legalismo (Mt 6.1-7; Jo 14.21).
     2) O cristão, neste tempo da graça, continua sujeito à instrução, à disciplina e ao dever da obediência à lei de Cristo e à sua Palavra.

    O NT fala da "lei perfeita da liberdade" (Tg 1.25), da "lei real" (Tg 2.8), da "lei de Cristo" (Gl 6.2) e da "lei do Espírito" (Rm 8.2).

    Na Palavra de Deus, há para o cristão:

    (a) mandamentos positivos (1 Ts 5.16-18);
    (b) mandamentos negativos (Rm 12.2);
     (c) princípios básicos (1 Co 8.13); e
     (d) regras prescritas por líderes espirituais dotados de autoridade para legislar em assuntos espirituais (Ef 4.11,12; 1 Tm 3.5; Hb 13.7,17).

    Fonte: Bíblia de Estudo Pentecostal – CPAD
    Compartilhar:

    CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

    1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
    2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
    3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
    5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


    Matricule-se já !