Jovens vivendo responsabilidade da fé bíblica - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Jovens vivendo responsabilidade da fé bíblica

A fé bíblica traz em sua realidade a responsabilidade de viver práticas que satisfaçam aos reclames do Senhor, premissas estas que não mudam, não têm sombra de variação, mesmo em tempos diferentes ou se a ética temporal se altera pelas conversões sociais, econômicas, políticas, estéticas ou outros motivos e valores.
Partimos da verdade absoluta de que Deus é eterno e imutável, verdade absoluta que o mundo pós-moderno já não compartilha, pois o politicamente correto é transitar pelo viés do relativismo, que cresce de forma rápida, tendo a mídia como principal aliada, exercendo domínio em várias ramificações. As novelas e seriados não têm mas o drama e a ação como carros-chefe, mas procuram meios para difundir tendências comportamentais. Muitos movimentos sociais investidos de intelectualidade buscam mudanças comportamentais com as novas tendências, corno se tudo o que é novo fosse bom e correto, e o clássico e histórico fosse errado e ultrapassado. Aliás, usar a palavra tradicional em certos meios é como declarar-se obsoleto e alheio ao progresso.
VEJA TAMBÉM:

Realmente estamos vivendo uma turbulência de tendências em várias áreas da vida moderna, que não se restringem à idade, classe social ou raça. Todos temos contato através de diferentes meios; há uma agitação frenética. Temos então um grande questionamento: Como ser bíblico e profeticamente correto, se até nos arraiais evangélicos vemos distorções?

Nesta ebulição gregária causada por fatores sociais de fundo espiritual, temos os jovens bem no centro. Acham-se eles em plena atividade estudantil, profissional e social, convivendo com pessoas de diferentes formações culturais, sociais e religiosas, e tendo a tecnologia e as redes sociais como parte do seu cotidiano, pondo fim a fronteiras antes bem definidas. Os jovens devem responder a si mesmos: Como ser sã da terra e luz do mundo, em meio a transformações tão agudas?

Antes de mais nada, precisamos compreender os anseios e angústias da mente e do coração de um jovem crente, que sabe de seu compromisso com o Senhor e vive em uma sociedade moralmente caída; conhece as Sagradas Escrituras, mas nos bancos acadêmicos depara-se com ensinos humanistas, com viés de esquerda e linguagem poética, capaz de seduzir os incautos.

Para ser sal da terra e luz do mundo não há outro caminho senão portar-se como tal, em um sistema que flexibiliza suas práticas buscando alargar o campo de ação do pecado. O texto de Deuteronômio 28.14 deve ser vivido de forma intensa "E não te desviarás de todas as palavras que hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, para andares após outros deuses, para os servires." O texto fala de uma firmeza espiritual pautada em padrões doutrinários, bem como de uma verdade absoluta, que não abrem licença para permissividades que contradizem a Bíblia Sagrada, por mais belas e socialmente aceitas. Entendemos que para agradar ao Senhor devemos viver de acordo com seus padrões e ética eterna, e jamais com arquétipos que já não são, pois ser absoluto e concreto nesta forma de pensamento pós-moderno é ser incorreto.
A pureza sexual dos jovens antes do casamento, da mesma forma, deve ser tratada com a seriedade necessária. Os dias atuais tratam o assunto com grande licenciosidade. Muitos jovens se enfraquecem e já não são mais sal da terra e luz do mundo, por viverem um namoro que ultrapassa as balizas do relacionamento santo e agradável diante do Senhor. Em um mundo que não vê a castidade como importante, trazendo frases de efeito e programas de governo que, em nome da saúde pública, distribui preservativos e cartilhas de "orientação" sexual, o jovem crente precisa manter sua posição e defender que o sexo é somente para após o casamento. Muitos jovens com futuros brilhantes na casa do Senhor veem-se desalentados por namoros fora do propósito de Deus.


O jovem, para manter-se espiritualmente saudável e em plena comunhão com Deus, deve
compreender sua responsabilidade espiritual. Aliás, fala-se muito em responsabilidade social, um termo largamente usado no mundo secular, que visa e trabalha por valores temporais. Mas a responsabilidade espiritual arremete-nos a importâncias eternas. A responsabilidade espiritual não pode ser vivida e compreendida sem um amplo conhecimento bíblico, doutrinário, missiológico e uma vida de oração, onde a mocidade deve ser incentivada a viver este viés com intensidade, como um estilo de vida. Nenhum avivamento virá sem que compreendamos e vivamos os propósitos de Deus com a mensagem preciosa da cruz de Cristo.

Outro agravante que luta contra a estruturação espiritual dos jovens é a mídia gospel , que tem sido deletéria, irreverente e distorcida. Mas os jovens podem mostrar o que realmente é o evangelho e a mensagem da cruz, através do conhecimento bíblico e do comportamento impoluto. Como se investe no conhecimento secular através de novas tecnologias, produtividade e conceitos, também precisamos investir de maneira intensa no reino de Deus, pois nele queremos estar na eternidade.

Grande parte do ataque à fé bíblica é desferido principalmente no campo das ideias, não só nas universidades seculares, mas em seminários teológico. Se no ensino acadêmico se combate a fé de maneira frontal, dando-lhe a marca de arcaica e inoperante, em muitos seminários destorcem-lhe a verdade com teologias divorciadas da sã doutrina. Porém, para se manterem vivos, estes pseudos pregadores infiltram-se nas igrejas e querem seduzir a muitos. Daí, a necessidade de os jovens conhecerem a fé cristã e os nossos artigos de fé, para, mais do que combater heresias, manterem-se firmes com o Senhor Jesus.

Neste momento tão difícil e instável, os jovens crentes podem ser uma grande resposta a um mundo que vive sem norte em sua fé. Para tanto, o comprometimento com as verdades bíblicas é indispensável. O compromisso começa de forma simples, porém eficaz, tendo uma vida de oração, estudo da Palavra de Deus, interface com a Escola Dominical e vida de adorador, com uma postura que seja bíblica e verdadeira. Não há outra forma de ser sal da terra e luz do mundo sem a responsabilidade inseparável desse comportamento.


Fonte: Ensinador Cristão – N° 72
Artigo: Gilberto Corrêa de Andrade
Reverberação: www.sub-ebd.blogspot.com

Post Bottom Ad