Lição 8- O Derramamento do Espírito Santo - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Lição 8- O Derramamento do Espírito Santo

- Lições Bíblicas Juvenis – 3° Trimestre de 2017
-Tema do Trimestre: Avivamento para a Juventude
- Classe: de 15 a 17 anos – Juvenis
- Editora: CPAD
- Comentarista: Carlos Alexandre
LEITURA BÍBLICA DA SEMANA
Seg. At 5.34 – O Espírito Santo é Deus
Ter. 2Pe 1.21 – O Espírito Santo Inspirou as Escrituras
Qua. Rm 15.19 – O Espírito Santo é Fonte de Poder
Qui. At 13.2 – O Espírito Santo Envia os ministros    
Sex. 1Co 3.16 – O Espírito Santo Habita nos santos
Sáb. Jo 14.16 – O Espírito Santo é o Consolador  
OBJETIVOS
- Mostrar a grandeza da promessa Pentecostal;
- Reconhecer a universalidade da promessa Pentecostal;
- Defender a atualidade da promessa Pentecostal

REFLEXÃO
"Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar." (At 2.39)
SINTETIZANDO
A doutrina do Espírito Santo é fundamental para os crentes pentecostais. Sem desprezar outras fontes de autoridade teológica, nossa herança protestante e pentecostal fundamenta os nossos pressupostos doutrinários nas Santas Escrituras. Logo, essa lição nos permitirá compreender a doutrina do Espírito Santo centrada nas Sagradas Escrituras conforme a herança do Movimento Pentecostal.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Ezequiel 36.25-37; Joel 2.28-32

Ezequiel 36.25-37:
25 Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei.
26 E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.
27 E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.

Joel 2.28-32:
28 E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
29 E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.
30 E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça.
31 O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR.
32 E há de ser que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o SENHOR, e entre os sobreviventes, aqueles que o SENHOR chamar.
Introdução
"Do Primeiro capítulo de Gênesis ao último capítulo de Apocalipse, o Espírito está presente" (Movimento Pentecostal, CPAD, p.5), Essa abordagem bíblica, elaborada pelo pastor Elienai Cabral, é fundamental para compreender a autenticidade da chama pentecostal e importante para desfazer os misticismos que degeneram a verdadeira experiência com o Santo Espírito. Por isso, a grandeza da promessa do Santo Espírito, sua universalidade e atualidade serão abordadas nesta lição.

A AULA VAI COMEÇAR!
Separe um tempo para os testemunhos. Os alunos aprendem quando escutam testemunhos práticos. Escolha previamente alguns alunos ou membros da igreja que possam testemunhar sobre o momento em que foram batizados no Espírito Santo. Essa oportunidade o ajudará a ministrar a aula, uma vez contextualizada pelas experiências reais que foram relatadas nos testemunhos. Para que dê certo, converse previamente com as pessoas que irão testemunhar suas experiências e estabeleça um tempo médio para poder aproveitar a aula. A ideia central é mostrar, na prática, a grandiosidade da promessa, sua universalidade e atualidade.

1. A GRANDEZA DA PROMESSA PENTECOSTAL NO ANTIGO TESTAMENTO
1.1. A relevância do tema.
A doutrina do Espirito Santo é um marco para os crentes pentecostais. Nela, observamos e aprendemos sobre a grandeza da promessa pentecostal, uma doutrina plenamente embasada nas Sagradas Escrituras, onde o Antigo Testamento é a base para o evento de Pentecostes de Atos 2, que, por sua vez, é o clímax da promessa feita séculos antes. Aqui, duas passagens do AT têm especial importância: Ezequiel 36.25-27 e Joel 2.28-29. Com esse tema, o nosso desejo é despertar você para uma busca sincera e incessante da experiência bíblica pentecostal, pois ela continua atual.

1.2. A promessa em Ezequiel (36,25-27).
A promessa proferida em Ezequiel está relacionada ao aspecto de regeneração do Novo Testamento, conforme Tito 3.5 e João 3.5. Logo, o Espírito Santo habitaria no crente e o conduziria em tudo (Rm 8.9,14-16; 1Co 6.19). Para receber o batismo no Espírito Santo é preciso nascer de novo, ser completamente regenerado por Deus.

1.3. A promessa em Joel (2.28-29).
Agora a ênfase é uma experiência dinâmica e efusiva do Espírito: "Derramarei do meu Espírito sobre toda carne". A consequência: pessoas profetizariam, teriam sonhos e visões; jovens, adultos e velhos, todos receberiam essa promessa de poder. No livro de Joel, aparece a característica universal da promessa do batismo no Espírito Santo.

AÇÃO TÓPICO l
Inicie este tópico com algumas perguntas: Tratando-se do Espírito Santo, qual a pergunta mais adequada? O que é o Espírito Santo? Ou quem é o Espírito Santo? Esperamos que todos cheguem a conclusão de que a pessoalidade do Espírito Santo exige de nós maior intimidade, pois não se trata de uma força ou energia, mas de uma pessoa. Uma pessoa divina! A grandeza da promessa está aí, estamos falando da divindade habitando em nós.

2. A UNIVERSALIDADE DA PROMESSA PENTECOSTAL EM O NOVO TESTAMENTO
2.1. A expressão "toda a carne".
A Bíblia mostra com clareza que a promessa divina feita ao povo de Israel, por intermédio do profeta Joel, não se referia somente à geografia israelita. A promessa tinha um caráter universal e atemporal, pois o Espírito Santo seria derramado "sobre toda a carne" e em qualquer época. Embora inicialmente dirigida ao povo judeu, a promessa pentecostal alcançaria todos os que reconhecessem Jesus como Senhor e Rei de todos os lugares e épocas.

2.2. O dia de Pentecostes: o cumprimento universal da promessa (At 2.1-13,19).
Num dia da liturgia judaica, numa festa onde judeus da Diáspora retornavam a Jerusalém para celebrar o dia de Pentecoste - a Festa das Semanas (Êx 34.22; Dt 16.10,16; 2 Cr 8.13) - o Espírito Santo foi derramado sobre os discípulos que estavam reunidos em Jerusalém. A partir desse maravilhoso cumprimento da promessa, o apóstolo Pedro ratificou o caráter universal dela: "Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar" (At 2.39). Mais tarde, tanto judeus quanto gentios viveram o cumprimento dessa bendita promessa que chegaria aos nossos dias.

AÇÃO TÓPICO 2
Converse sobre os grupinhos que muitas vezes se formam na igreja, pessoas que tendem não falar com as outras por preconceito, inveja, mágoa ou por outro motivo. A Bíblia diz que Deus não faz acepção de pessoas (Tg 2.9) e a promessa do derramamento do Espírito Santo é uma prova disso. A universalidade desta promessa, "sobre toda carne" (Jl 2. 28), é um alerta para que possamos evitar o sectarismo entre nós.

3. UMA PROMESSA PARA HOJE
3.1. O relato do pioneiro.
Em janeiro de 1919, o pastor Gunnar Vingren, pioneiro das Assembleias de Deus no Brasil, escreveu: "Ora, se os apóstolos viveram 'nos últimos dias', quanto mais nós, que aparecemos vinte séculos (não são vinte anos!) Mais tarde do que eles!... E eles há 20 séculos receberam o Espírito Santo, estou certo que não puderam receber por nós e toda posteridade, pois que se faz necessário que cada um, por si mesmo, o receba." (Jorna/ Boa Semente). Trata-se de um comentário sobre a atualidade da promessa registrada em Atos 2.

3.2. Essa promessa é para você!
Quando nos deparamos com essa doutrina maravilhosa das Sagradas Escrituras, nosso coração deseja mais do Senhor como "o cervo brama pelas correntes das águas" (SI 42.1). Que a sua alma suspire por Deus, a presença do Altíssimo. Creia na atualidade da promessa do batismo no Espírito Santo. É uma promessa atualíssima para todo aquele que crê.
AÇÃO TÓPICO 3
Alguns cristãos são cessacionistas, ou seja, acreditam que a benção do derramamento do Espírito Santo, que iniciou no Pentecostes, não está disponível hoje. Reforce com os seus alunos que nós, pentecostais clássicos, não acreditamos assim. Nós cremos firmemente que essa promessa diz respeito a todos quanto o nosso Deus chamar (At 2.39). Nós acreditamos na atualidade desta gloriosa promessa.

CARO PROFESSOR, pergunte aos seus alunos sobre quem ainda não foi batizado no Espírito Santo. De forma pessoal, comece a orar por esses alunos continuamente, peça a Deus que venha visitá-los. Incentive-os a buscar constantemente essa bênção.

SUBSÍDIO 1
"[...] Ele prosseguiu conectando o evento que a multidão tinha acabado de presenciar às palavras do profeta Joel, citando Joel 2.28-32. Nem tudo o que está mencionado em Joel 2.28-32 estava ocorrendo naquela manhã. Os últimos dias incluem todos os dias entre a primeira e a segunda vindas de Cristo. Entendemos que esta era outra maneira de dizer 'a partir de agora'. Pedro estava lembrando estes ouvintes Judeus de que, a partir de profecias como esta, registrada por Joel - do meu Espírito derramarei sobre toda carne - eles deveriam reconhecer o evento que tinham acabado de assistir como a obra do Espírito. Isto era para todos os tipos de pessoas -judeus e gentios, ricos e pobres - e não somente para reis e sacerdotes.
A atividade de 'profetizar' mencionada por Pedro provavelmente não seja apenas a predição do futuro, mas também a declaração da natureza e da vontade de Deus. As visões e os sonhos eram comuns que Deus utilizava para se revelar a todas as pessoas. A questão era que a compreensão destas visões e destes sonhos seria um produto do Espírito.
No Pentecostes, o Espírito Santo foi disponibilizado para o mundo inteiro - para homens, mulheres, proprietários de escravos, escravos, judeus e gentios, Todos podem receber o Espírito Santo (Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal. vol.1. Rio de Janeiro, CPAD, 2009, p.630).

SUBSÍDIO 2
"Quem é o Espírito Santo? No tocante a sua natureza, muito teríamos que dizer, encontrar-se-ia facilmente estudando os nomes que Ele leva, bem assim, os símbolos que falam com clarividência de suas operações e obras. Em suma, eis a resposta a esta pergunta: Ele é uma pessoa; e vê-se isso evidentemente em João 14.16. Ele é a terceira pessoa da Trindade. Veio para estar com os salvos; um de seus nomes é Consolador.
Ele consola o povo de Deus, dando-lhe testemunho de Jesus (Jo 15. 26). Como o Espírito de Deus, é o executivo da divindade; vive operando em toda a esfera, tanto física como moral, Muitas vezes descreve-se o Espírito, duma maneira impessoal, como fogo que ilumina e aquece, a água que é derramada, o sopro que enche, a unção que purifica e, finalmente, o dom maravilhoso do qual todos têm o direito de dele participar.
Todavia, tais expressões são meramente descrições dos símbolos e suas operações. Porém, não significa que Ele é somente uma influência. Prova-se a sua divindade pelos atributos divinos que lhe são aplicados. Ele é eterno, onisciente, onipresente e onipotente.
Eis as provas incontestáveis; Salmos 139. 7-10; Hebreus 9.14; Lucas 1.35; 1Coríntios 2.10-11" (MESQUITA, Nestor Henrique. O Espírito Santo não é uma Influência In. Artigos Históricos: Mensageiro da Paz. vol.2. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p.108).

HORA DA REVISÃO
1. Quais foram os dois textos bíblicos principais, utilizados nesta lição, para fundamentar a Promessa do Derramamento do Espírito Santo?
Ezequiel 36.25-27 e Joel 2.28-29.
2. Escreva as principais diferenças entre os textos de Ezequiel e Joel, dentro da perspectiva de complementação da doutrina do Espírito Santo.
Em Ezequiel 36.25-27 a promessa é claramente relacionada ao conceito de regeneração, o Espírito Santo habita dentro do crente regenerando-o (Rm 8.9,14-16; 1Co 6,19).
Em Joel 2.28,29 a promessa de Derramamento do Espírito Santo adquire um viés característico. Joel dá ênfase para uma característica mais dinâmica e efusiva, as pessoas profetizarão, terão sonhos e visões.
3. Em relação à universalidade da promessa pentecostal prometida pelo profeta Joel, em que momento essa promessa pode ser experimentada pela igreja?
A promessa divina por intermédio do profeta Joel tinha um caráter universal porque "toda a carne" seria alcançada peio derramamento do Espírito.
4. Ao escrever sobre Atos 2, o pioneiro das Assembleias de Deus, pastor Gunnar Vingren, chegou a qual conclusão sobre a bênção do Batismo no Espírito Santo?
Chegou ã conclusão da atualidade da promessa.
5. Você acredita que a bênção do derramamento do Espírito Santo está disponível para você hoje?
Resposta pessoal.

PARA CONCLUIR
A partir das Escrituras Sagradas, passamos a conhecer sobre a maravilhosa promessa do derramamento do Espírito Santo. Uma promessa bíblica, atual e poderosa; disponível para todas as pessoas: crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Assim, a pergunta do apóstolo Paulo ainda continua a ressoar: "Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes?" (At 19.2). Também repetida no hino 85 da nossa Harpa Cristã: "Que sois o templo, sim, templo de Deus;/Já recebestes, depois que crestes, / O dom glorioso descido do céu?".

Fonte: Lições Bíblicas Juvenis – 3° Trimestre de 2017/ Fonte: www.sub-ebd.blogspot.com

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad