Lição 1- A Igreja é um Projeto de Deus - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Lição 1- A Igreja é um Projeto de Deus

- Lições Bíblicas Juvenis – 4° Trimestre de 2017
-Tema do Trimestre: Igreja, o Corpo de Cristo
- Classe: de 15 a 17 anos – Juvenis
- Editora: CPAD
- Comentarista: Jamiel Lopes
LEITURA BÍBLICA DA SEMANA
Seg. Mt 16.18: Igreja edificada por Cristo
Ter. Rm 12.4,5: Igreja, Corpo de Cristo
Qua. 1Pe 2.9,10:  Igreja, povo de Deus
Qui. Ef 2.21: Igreja, Santuário do Deus Vivo
Sex. Ap 21.9,10: Igreja, a Noiva do Cordeiro
Sáb. Ef 1.22: Cristo, Cabeça da Igreja

OBJETIVOS
• Definir o termo "Igreja";
• Discutir sobre o mistério da Igreja revelado a Paulo;
• Mostrar as duas perspectivas pelas quais a Igreja pode ser vista.
REFLEXÃO
"Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular." (1Co 12.27)
SINTETIZANDO
A Igreja é um projeto de Deus estabelecido por meio do sacrifício vicário de Cristo para a redenção do homem. O apóstolo Paulo fala da Igreja como o mistério que esteve oculto, mas que agora lhe fora revelado, referindo-se à sua unidade como plano eterno de Deus e como Corpo de Cristo. Devemos, portanto, ser a Igreja invisível vivendo unidos com Cristo e obedecendo à sua Palavra.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Efésios 3. 1-12
1 POR esta causa eu, Paulo, sou o prisioneiro de Jesus Cristo por vós, os gentios;
2 Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus, que para convosco me foi dada;
3 Como me foi este mistério manifestado pela revelação, como antes um pouco vos escrevi;
4 Por isso, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo,
5 O qual noutros séculos não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas;
6 A saber, que os gentios são co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho;
7 Do qual fui feito ministro, pelo dom da graça de Deus, que me foi dado segundo a operação do seu poder.
8 A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo,
9 E demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo;
10 Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus,
11 Segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor,
12 No qual temos ousadia e acesso com confiança, pela nossa fé nele.

INTRODUÇÃO
A Igreja é um projeto de Deus. Através das Escrituras, temos o privilégio de conhecer o plano e a vontade de Deus para a humanidade! A Igreja foi estabelecida e fundamentada em Cristo, a Rocha eterna. Somente a igreja pode resistir às portas do inferno (Mt 16:18).

A AULAVA! COMEÇAR!
Caro professor, iniciamos o último trimestre do ano. Esperamos que este também seja um tempo de muito crescimento para você e seus alunos. Que ao final de 2017 possam olhar para trás dando graças ao Mestre dos mestres pelas experiências e conhecimento adquiridos.
Para introduzir o tema desta lição e familiarizar a classe com as palavras que serão utilizadas nela, sugerimos uma dinâmica. Prepare um cartaz (ou exponha na lousa) conjuntos de letras e sílabas. Tais como: DE, U, A, JÁ, H, l, GRE, E, AO, GO, N, PRÓ, S, JE, M, TO, CO.
Divida a turma em equipes e peça para formarem palavras com as Letras e as sílabas expostas. Cronometre aproximadamente um minuto e encerre a atividade. A equipe que formar o maior número de palavras deverá ser recompensada.
 
1. O QUE É IGREJA
A Igreja não é uma instituição qualquer, um prédio ou objeto impessoal. E sim uma assembleia formada de cristãos que integram o Corpo de Cristo.

1.1. O povo "chamado para fora"
A palavra grega traduzida como "igreja" é ekkíesia, que significa "assembleia" ou "grupo chamado para fora".
No grego secular, o termo ekklésia designava uma assembleia pública. Isto é, um "grupo de pessoas que, possuindo um interesse em comum, se reúne para analisar, discutir e decidir sobre determinados assuntos". Este significado também foi mantido no Novo Testamento (At 19.32, 39, 41).

O termo originalmente, portanto, não foi usado para designar exclusivamente as assembleias cristãs, mas qualquer assembleia, independente de seu tipo (At 19.32, 35, 39, 41). Contudo, na maioria dos textos do Novo Testamento aplica-se à assembleia formada de pessoas nascidas de novo, que com sua própria boca confessam que Jesus é Senhor e em seus corações acreditam que Deus o ressuscitou dentre os mortos (Rm 10.9).

1.2. Igreja, o Corpo de Cristo.
Outro termo que a Bíblia usa para Igreja é "Corpo" ou "o Corpo de Cristo".  Estes três termos são equivalentes, todos usados para denotar a união de pessoas salvas que integram um todo, que formam um só Corpo: Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular (1 Co 12.27).

AÇÃO TÓPICO l
Peça que a turma defina o termo "igreja". Em seguida, reforce que a Igreja de Cristo não é um prédio, nem uma instituição qualquer ou um objeto impessoal. Sim uma assembleia formada de cristãos. E Igreja também significa cada um de nós, individualmente, formando o Corpo de Cristo.
 
2. UM MISTÉRIO ANTES OCULTO
O apóstolo Paulo revela o grande mistério da unidade da Igreja, mostrando o plano eterno de Deus por meio de Cristo para a salvação. Ele destaca que esse mistério esteve oculto e foi manifestado a ele por revelação divina.

O mistério da unidade da Igreja é então revelado pelo apóstolo a partir de duas verdades:

2.1. A Igreja é formada pela união de todos os povos (v.1-6).
Ao referir-se ao grande mistério de Deus que foi revelado a ele, Paulo mostra que Deus foi gracioso para com os gentios dando-lhes o direito de se tornarem coerdeiros e participantes das promessas de salvação feitas aos judeus (v.6).
Paulo estava preso por causa deste mistério. No livro de Atos, capítulos 21 e 22, há relatos de como os judeus se lançaram contra o apóstolo por ele pregar o Evangelho também aos gentios. Paulo foi preso por anunciar que as bênçãos da nação judaica foram estendidas, em Cristo, aos gentios. Ou seja, agora todos podem se tornar povo escolhido de Deus, por meio de Jesus Cristo.

Nossa união é alcançada no Filho. Assim, quando cada um de nós nos unimos a Cristo por meio da fé, nos tornamos um só povo com os demais cristãos do mundo inteiro - quer judeus, quer gentios. Sem distinção, tornamo-nos a Igreja de Jesus. Este é o grande mistério!

2.2. A igreja deve anunciar a todos o Plano Eterno de Deus (v.7-13)
É pelo Evangelho que todos os povos são unidos para formar um novo povo - a Igreja do Senhor. Ele se declara despenseiro deste mistério, que recebera como dom da graça de Deus, imputado pelo seu poder. O apóstolo mostra que lhe fora dada a responsabilidade de anunciar aos gentios as insondáveis riquezas de Cristo (v.8) e que esse era o conteúdo do Evangelho que ele pregava. Paulo afirma que estas riquezas são insondáveis, inexplicáveis. Destaca ainda a condição do homem a quem o Evangelho (mistério de Deus) está sendo administrado; homem este que vivia na ignorância do pecado. Mas por meio do Evangelho foi Liberto da escravidão da carne e ingressou na Família de Deus.

Segundo Paulo, a multiforme sabedoria de Deus se torna conhecida também dos poderes e autoridades nas regiões celestiais (v.10). Pois, por meio da nova criação (a Igreja), Deus mostra essa sabedoria aos anjos.
Este novo povo foi reconciliado com Deus e uns com os outros, unificados (judeus e gentios), expressando a multiforme sabedoria de Deus.

AÇÃO TÓPICO 2
Pergunte à classe se eles sabem qual é o mistério a respeito da Igreja que o apóstolo Paulo menciona em Rm 9.24,25. Explique que antes apenas a nação judaica era o povo escolhido de Deus. O grande mistério revelado ao apóstolo foi que em Cristo todos os povos do mundo são unidos para formar um novo povo eleito - a Igreja.

3. A DIMENSÃO DA IGREJA
A palavra igreja pode ser vista de duas perspectivas: a igreja visível e a Igreja invisível. A igreja visível é formada pelos membros que se podem contabilizar, espalhados pelo mundo. Enquanto que a Igreja invisível é aquela que apenas Deus pode ver, de natureza essencialmente espiritual, que está inserida na igreja visível.

3.1. A igreja visível
A igreja visível representa a cristandade composta por membros de denominações presentes em toda parte. É formada daqueles que se identificam como cristãos: ortodoxos, protestantes, anglicanos, evangélicos livres, pentecostais e neopentecostais. Basta um exame no rol de membros destas igrejas para saber quem são e onde estão os "cristãos". Porém, nem todos os membros desta igreja visível são de fato comprometidos com o Cristianismo e os ensinos de Cristo. Muitos são cristãos apenas nominais, por tradição, por questão cultural, e nada mais. Jesus explica que isso viria ocorrer, ao comparar o Reino de Deus ao homem que semeia a boa semente no seu campo (Mt 13.24-30).

Na parábola, o inimigo semeou o joio no meio do trigo, enquanto os homens dormiam. Os servos ao observarem o joio crescendo junto com o trigo querem arrancá-lo, mas o dono do campo diz que ambos crescerão juntos e somente serão separados durante a colheita. Quando Cristo vier buscar a sua Igreja, Ele irá separar os crentes, levando consigo apenas os verdadeiros cristãos que fazem parte do seu Reino.

3.2. A Igreja invisível
A Igreja invisível é formada por aqueles que foram verdadeiramente nascidos de novo, comprometidos com Cristo e sua Palavra. Os crentes estão invisivelmente unidos com Cristo pelo Espírito Santo.

Quando pensamos na igreja visível e na invisível não estamos falando de duas realidades distintas. A Igreja invisível está substancialmente presente na igreja visível.

A Igreja invisível é a Igreja composta por todos os salvos de todas as épocas, quer sejam do mundo antigo, quer sejam do tempo presente. É um organismo vivo composto por aqueles que mantém sua identidade espiritual que caracteriza o Corpo de Cristo, a Igreja.
Uma pessoa pode ser pertencente à igreja visível e não ser integrante da Igreja invisível. Contudo, não é fácil identificar quem pertence à Igreja invisível. Paulo enfatiza esta questão ao mencionar em sua carta a Timóteo, a afirmação: "O Senhor conhece os que lhe pertencem..." (2 Tm 2.19). As bênçãos da salvação não se podem discernir pelo olho natural.
 
AÇÃO TÓPICO 3
Peça que seus alunos expliquem com as próprias palavras as duas perspectivas pelas quais a Igreja pode ser vista: a igreja visível e a Igreja invisível. Se for preciso, esclareça possíveis dúvidas ou entendimentos equivocados.

CARO PROFESSOR mencione os temas que serão estudados ao longo deste trimestre. Em seguida, destaque o assunto da lição de hoje. É importante que o aluno entenda a diferença entre a igreja visível e a Igreja invisível. Sobretudo, que nem todos os membros da primeira são de fato comprometidos com Cristo. Muitos são apenas cristãos nominais, seja por tradição, questão cultural, etc. Já a Igreja invisível é um organismo vivo, composto apenas por aqueles que mantêm sua identidade espiritual, enquanto integrantes do Corpo de Cristo.

SUBSÍDIO
"O nascimento da Igreja foi reconhecido pelos cristãos como um cumprimento de parte da Aliança feita com Abraão e Moisés. Deus tinha feito um pacto com os israelitas pelo qual Ele iria estabelecer um povo que seria seu, e que iria receber a suas promessas. Esse povo seria sua 'propriedade particular', um 'reino de sacerdotes', uma 'nação santa', aquele que levaria a sua luz às nações (Êx 19.5,6).

É exatamente nesses termos que Pedro dirige-se à comunidade do Novo Testamento em sua primeira carta. Eles são 'eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo... que nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível incontaminável e que se não pode murchar' (1Pe 1.2-4). Eles tornaram-se a 'geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz1 (1Pe 2.9) [...] Um novo povo de Deus havia sido estabelecido. Para esse povo era adequada a escolha de uma palavra da versão LXX que historicamente se referisse ao povo de Deus, um nome familiar pelo seu uso e pelas suas associações, sagrado por fazer parte do Livro Divino, do qual a oposição judaica ainda não tivesse se apropriado. O que seria mais natural do que a escolha da palavra e/?/?/es/a". (PFEIFFER, Charles F. et ai. Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, pp. 950-51).

PARA CONCLUIR
Como cristãos, participantes da Igreja de Cristo, devemos dar testemunho da presença de Cristo e do seu Reino para o mundo, tornando visível o Reino invisível. Isto toma-se possível através da proclamação do Evangelho e do nosso testemunho, em palavras e ações, mostrando ao mundo o Reino de Deus e como fazer parte dele.

HORA DA REVISÃO
1. Qual o significado da palavra grega ekklesia?
Significa "assembleia" ou "grupo chamado para fora".
2. Qual o mistério que esteve oculto e foi revelado por Paulo?
O grande mistério revelado ao apóstolo foi que Deus, por meio de
Cristo, deu graciosamente a todos os gentios o direito de se tornarem coerdeiros e participantes das promessas de salvação feitas aos judeus.
3. De que forma é revelada a multiforme sabedoria de Deus?
Por meio da Igreja.
4. Quem são os integrantes da Igreja invisível?
A Igreja invisível é formada por aqueles que foram verdadeiramente nascidos de novo, comprometidos com Cristo e sua Palavra.
5. Todos aqueles que fazem parte da igreja visível são também integrantes da igreja invisível? Justifique a sua resposta.
Não. Porque nem todos os membros desta igreja "visível" são, de fato, comprometidos com Cristo. Muitos são cristãos apenas nominais, por tradição, por questão cultural etc.

Fonte: Lições Bíblicas Juvenis – 4° Trimestre de 2017/ Fonte: www.sub-ebd.blogspot.com

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad