Lição 12- A Bíblia Ensina a Respeitar as Autoridades - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Lição 12- A Bíblia Ensina a Respeitar as Autoridades

Lição Bíblica de Adolescentes
Trimestre: 4° de 2019
Rev. Do Professor
Editora: CPAD
Reverberação: Subsídios EBD

TEXTO BÍBLICO
Romanos 13.1-7; Hebreus 13.17-19
Destaque
"Obedeçam às autoridades, todos vocês. Pois nenhuma autoridade existe sem a permissão de Deus, e as que existem foram colocadas nos seus lugares por ele" (Romanos 13.1).
LEITURA DEVOCIONAL
Seg. Rm 13.1-7
Ter. Jo 19.11
Qua. Tt
Qui. Hb 13.17-19
Sex. Jo 10.11
Sáb. Hb 13.7
Dom. 2Tm 4.2-5
Objetivos
Esclarecer que as autoridades, tanto as espirituais quanto ás seculares, foram instituídas por Deus;
Conscientizá-los de que mesmo autoridades seculares impopulares devem ser respeitadas;
Mostrar que Deus exige respeito a todas as autoridades.


Material Didático
Cartolina, tesoura, fita adesiva ou cola, imagens baixadas no site da CPAD.
Quebrando a Rotina
Vamos montar um quebra-cabeças? Vá em http://www.editoracpad.com.br/escoladominical/ na página do subsídio da semana; Imprima duas cópias da imagem do quebra-cabeça e recorte uma delas seguindo o pontilhado para termos as peças. Coloque as peças do quebra-cabeças sobre a mesa. Escolha um dos alunos para ser o líder. Dê a ele a segunda imagem do quebra-cabeça (a que não foi cortada), pois servirá para ele de gabarito, para a montagem. Cada aluno irá pegar ama pecado quebra cabeças eira até o líder que, por meio da comparação com o gabarito, dirá aonde ele terá de colar a peça (pode serem uma cartolina sobre a mesa ou na parede). Ao final, teremos o quebra-cabeça completo.

Explique que é por isso que devemos seguir a orientação dos líderes, mesmo quando não entendemos o por quê de suas ordens. Eles têm uma visão global do resultado que querem atingir.

ESTUDANDO A BÍBLIA
Se no infância, nossos pais e mestres são nossos heróis e referências para a vida, na adolescência, começamos a questionar "o mundo dos adultos". Do questionamento para a rebeldia é um pulo. Ainda mais quando o mundo inteiro os bombardeia com estímulos visuais e sonoros para curtirem o momento, sem se preocuparem com o futuro nem com as consequências de seus atos. Neste mundo fechado, onde adultos não entram, toda e qualquer tentativa de refrear, orientar ou questionar seu comportamento vindo de uma autoridade adulta é vista como repressão, caretice e incompreensão.

Pior ainda se esta autoridade for representante de uma instituição com a qual eles não possuem afinidade ou tenham até mesmo aversão, como a política, por exemplo.

Mas as autoridades foram instituídas por Deus para o bem deles e nosso também. Não será uma tarefa fácil, mas é extremamente necessária.

Segundo os dicionários, autoridade é o direito ou poder de fazer obedecer, dar ordens, tomar decisões, agir com influência ou prestigio. Também é quem possui muito conhecimento em um determinado assunto.

Entenda uma coisa: todo grupo possui uma liderança. Pode ser um time de futebol, pode ser uma sala de aula, uma igreja ou mesmo a sua família. A sociedade humana, criada por Deus, precisa de pessoas que coordenem, administrem, distribuam tarefas e responsabilidades, corrijam, controlem, enfim, que lideram.

Isto acontece em sua própria casa. Seus pais têm autoridade sobre você, afinal, você não apenas saiu deles, você vive na casa deles, e se você ainda não trabalha tudo o que você tem foi comprado com o dinheiro deles. Ou seja, você vive pelas regras deles. E, vai por mim, isso é bom. Mais ainda: é a vontade de Deus. Lembra da aula sobre respeitar o pai e a mãe?

Quem são as autoridades instituídas no Brasil
Você sabia que a Bíblia nos ordena a obedecermos às autoridades civis (Rm 13.1-7)? Mais ainda, Deus deixou bem claro que as autoridades foram instituídas por Ele.

Foto. Alas naquela época não tinha os políticos que têm hoje...
Ao contrário, naquela época era até pior! Lembre-se: Paulo escreveu esta epístola para os romanos e, naquela época, o governo romano era bem corrupto. Mesmo assim, Paulo escreveu que os cristãos romanos deveriam respeitá-lo. Ou seja, o princípio da hierarquia e da autoridade vem de Deus para a boa convivência entre as pessoas, mas o pecado distorceu isto, gerando distorções como o autoritarismo, a injustiça e a corrupção. O próprio Jesus reconheceu a origem divina da autoridade, mesmo quando exercida por pessoas ímpias. Lembra do que Ele disse para Pilotos? Está lá em João 19.11: "Jesus respondeu: — O senhor só tem autoridade sobre mim porque ela lhe foi dada por Deus. Por isso aquele que me entregou ao senhor é culpado de um pecado maior".

AUXILIO BIBLIOLOGICO
"AUTORIDADE. O termo gr. exousia é a principal palavra traduzida como 'autoridade' no NT. Ela significava originalmente o poder e a liberdade de escolha (por exemplo, 1Co 7.37). Os testamentos antigos expressavam o 'direito' do testador de dispor de sua propriedade como desejasse. No NT, exousia é usado no sentido de direito de uma pessoa. Paulo falou de seus direitos como um apóstolo (1Co 9.1-14). Aqueles que lavam as suas vestiduras têm o direito à árvore da vida (Ap 22.14), assim como Cristo dá, àqueles que o recebem, o direito de se tornarem filhos de Deus (Jo 1.12).

Então exousia veio a significar o poder de direito de agir, possuir ou controlar, como no caso do procedimento de venda da propriedade de Ananias e Safira (At 5.4). Enquanto o termo dynamis primeiramente denota força física ou habilidade, exousia geralmente significa a autorização ou o poder que é de certo modo legal (por exemplo, At 9.14; 26.10,12). O ensino uniforme da Bíblia Sagrada é que o único poder de direito no universo criado é o do Criador. A autoridade absoluta só pertence a Deus, sendo qualquer outra autoridade subordinada e derivativa.

Os homens só têm autoridade quando Deus lha confere (Jo 19.11). Isto é verdadeiro tanto dentro da igreja como no âmbito do governo civil, onde oficiais (por exemplo, os romanos) seculares são chamados de "autoridades", ministros de Deus para punir os malfeitores (Rm 13.1-7). O cristão deve honrar e se submeter a esses reais e governadores (1 Pe 2.13-17; Tt 3.1), a menos que isto exija uma desobediência direta a Deus (At 4.19; 5.29)" (Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p.239,40).

Respeitando os nossos professores (Professores seculares e da Escola Dominical)
Um importante exemplo de autoridade que você tem bem perto de você: seus professores. *Dúvida! Ué, professor é autoridade de quê? Não é político, não usa farda, nem nada disso!

Leia de novo a definição de autoridade. Veja a segunda definição: "quem possui muito conhecimento em um determinado assunto". Ele tem o poder de ensinara você coisas novas de áreas do conhecimento que ele domina e você não, como, por exemplo, química, álgebra, língua portuguesa, biologia e... Bíblia! Professores são autoridades nas matérias que eles ensinam e, como autoridades, eles avaliam o seu aprendizado por meio de notas e determinam se você está aprovado ou reprovado para seguir para a próxima classe. Eles têm autoridade inclusive para tirar da sala ou mesmo aplicar suspensão em alunos que não se comportam de forma adequada.

*Só Que Não. Lá na escola ninguém respeita o professor.
E você acha isso certo? Não existe nada mais valioso neste mundo do que o conhecimento, mas nossa sociedade pecaminosa não consegue perceber isso, pois só quer viver o momento e esquece que no amanhã muitas portas podem se fechar para quem não tem educação e cultura. Professores têm de ser honrados e respeitados, pois eles têm a chave do futuro em suas mentes e corações. Aliás, Deus leva o ensino tão a sério que enviou o seu Filho, Jesus, não apenas para morrer por nós, mas para nos ensinar. Esqueceu que Jesus foi um mestre, isto é, um professor?

AUXÍLIO PEDAGÓGICO

Uma das maneiras e princípios pelos quais a escola prepara os jovens para o "mundo real" é em seu desenvolvimento do respeito pela autoridade. Em uma sociedade onde as crianças são bombardeadas pela mídia e, muito frequentemente em casa, com imagens de inépcia de adultos, você tem a oportunidade de ser um modelo bastante raro: uma figura de autoridade digna de respeito e honra.

O que mais importa é que você estabeleça um ambiente de aprendizado, construído sobre a ideia de que Deus coloca em seus lugares aqueles que estão no comando, não para intimidar, mas para dirigir com sabedoria" (BUNYAN John; CHRISTENSON, Evelyn; MAXWELL, John C. (et al.) Graça Diária para Professores. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, p.9).

Respeitando os nossos pastores e líderes espirituais

Outro tipo de autoridade muito importante é a espiritual: Homens e mulheres como referências de fé, de conduta moral e de conhecimento acerca da Palavra de Deus e que, por tudo isto, são referências para nós. Pessoas como essas, a Bíblia nos orienta a imitar a fé, sabia? (Hb 13.7)

A Bíblia compara os líderes espirituais a pastores de ovelhas, pessoas cuja missão é cuidar e proteger o rebanho para que nenhuma se perca nem fique fraca ou doente, guiando-as por caminhos seguros a pastos verdejantes e águas tranquilas. Também é missão do pastor impedir que lobos tentem devorá-las. Não foi à toa que Jesus disse de si mesmo: "Eu sou o bom pastor, o bom pastor dá a vida por suas ovelhas" (Jo 10.11).

E importante entendermos que pastores não são donos das ovelhas, são empregados do dono do rebanho. Isaque, por exemplo, tinha pastores a seu serviço que cuidavam de suas ovelhas (Gn 26.20). Da mesma forma, os pastores têm a grande responsabilidade dada pelo Senhor de guiar o povo de Deus a fontes de águas cristalinas, isto é, a Jesus (Jo 7.37,38), Não é uma tarefa fácil! Leia o conselho que o apóstolo Paulo deu ao jovem pastor Timóteo em 2 Timóteo 4.2-5.

Vida de pastor não é fácil, não! Isto não quer dizer que sejam perfeitos. São pessoas comuns, com qualidades e defeitos, como eu e você, mas foram elas que Deus escolheu para este importante ministério. Por isso, nunca se esqueça de orar por seus pastores e líderes espirituais. Eles precisam muito deste suporte, pois pode até não parecer, mas a tarefa deles é árdua e, muitas vezes, incompreendida (Hb 13.17).

AUXÍLIO BIBLIOLOGICO
Pregar e ensinar são atividades intimamente relacionadas. Pregar é proclamar a Palavra de Deus e confrontar os ouvintes com a verdade das Escrituras. Ensinar é explicar a verdade contida nas Escrituras, ajudando os estudantes a entender as passagens difíceis e aplicar a Palavra de Deus à sua vida cotidiana. Paulo diz que estes presbíteros são merecedores de duplicada honra. Infelizmente, porém, com frequência os subestimamos, não suprindo adequadamente as suas necessidades ou sujeitando-os a pesadas críticas. Pense sobre como você pode honrar seus pastores e mestres.

[...] Os líderes da igreja não são isentos de pecado, de falhas e erros. Mas são frequentemente criticados por razões erradas — imperfeições menores, fracasso por não atuarem de acordo com as expectativas de algumas pessoas, conflitos de personalidade. Deste modo, Paulo diz que as acusações não devem sequer ouvidas, a menos que haja duas ou três testemunhas confirmando-as. O apóstolo diz também que aqueles líderes da igreja que vivessem em pecado deveriam ser confrontados em relação ao seu comportamento, e repreendidos. Mas toda repreensão deve ser feita com justiça e amor, visando a restauração" (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, Rio de Janeiro: CPAD, 2008, p. 1708).

Conclusão
Acho que já deu para perceber que, para Deus, o respeito às autoridades é coisa séria, né? Se não deu, aí vai um versículo para deixar mais claro: "Assim quem se revolta contra as autoridades está se revoltando contra o que Deus ordenou, e os que agem desse modo serão condenados" (Rm 13.2).

Muitas vezes, as autoridades - todas elas: líderes, professores, pastores e nossos pais - têm a dura missão de não nos deixar fazermos aquilo que queremos e nos obrigam afazermos aquilo que precisamos. Eu sei que não é agradável, mas é necessário. E será exatamente isso que você fará um dia quando chegar a sua vez de exercer autoridade.

Recapitulando
Autoridade é o direito ou poder de fazer obedecer, dar ordens, tomar decisões, agir, influenciar ou ter prestigio. Também é quem possui muito conhecimento em um determinado assunto. Sua função é coordenar, administrar, distribuir tarefas e responsabilidades, corrigir, controlar; enfim, liderar.

A Bíblia nos ordena obedecermos as autoridades civis (Rm 13.1-7), pois Deus deixou bem claro que elas foram instituídas por Ele.

O nosso país é constituído de diversas autoridades em três níveis: federal, estadual e municipal, distribuídas nos três poderes: executivo, legislativo e judiciário. Governadores, presidentes, juízes são exemplos de autoridades mais conhecidas. Mas policiais, fiscais, diretores e até pilotos de aviões também são.

Professores são autoridades nas matérias que eles ensinam e avaliam o seu aprendizado por meio de notas, determinando se você está aprova­do ou reprovado para seguir para a próxima classe. Eles têm autoridade inclusive para tirar da sala ou mesmo aplicar suspensão em alunos que não se comportam bem.

Há também a autoridade espiritual. Homens e mulheres que são refe­rências de fé, conduta moral e conhecimento da Palavra de Deus. Pessoas como essas, a Bíblia nos orienta a imitar a fé (Hb 13.7). Nunca se esqueça de orar por seus pastores e líderes espirituais. Eles precisam muito deste suporte, pois a tarefa deles é árdua e, muitas vezes, incompreendida.

Refletindo
1. O que é autoridade?
Capacidade de se colocar no lugar do outro.
2. Você respeita os seus professores?
Resposta livre.
3. Você tem orado pelo seu pastor e por todas as autoridades instituídas?

Resposta livre.

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad