Definindo a Escola Dominical - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Definindo a Escola Dominical

A Escola Dominical é a escola de ensino bíblico da Igreja, que evangeliza enquanto ensina, conjugando assim os dois lados da comissão de Jesus à Igreja, conforme Mateus 28.20 e Marcos 16.15.
A Escola Dominical, quando devidamente aparelhada, é de fato a agência de formação religiosa popular das igrejas evangélicas. E aí que as crianças desde a mais tenra idade, os adolescentes, e os adultos, ao receberem o ensino sadio e inspirador das Escrituras, são todos beneficiados:

(1) as crianças recebem formação moral e espiritual,
(2) os adolescentes formam sua personalidade cristã e os
(3) adultos renovam suas forças morais e espirituais para uma vida cristã sempre frutífera e abundante.
APROFUNDE SEUS CONHECIMENTOS – Clique e leia:



1. O QUE DE FATO É A ESCOLA DOMINICAL
Ela não é uma parte da Igreja:
(1) é a própria Igreja ministrando ensino bíblico metódico. A Escola Dominical.

(2) é um ministério pessoal para alcançar crianças, jovens, adultos, a família, a comunidade inteira, tal como fazia a Igreja dos dias apostólicos.

(3) E ela a única escola de educação religiosa popular que a Igreja dispõe.

(4) A Escola Dominical devidamente funcionando, é o povo do Senhor, no dia do Senhor, estudando a Palavra do Senhor, na casa do Senhor.

2. O PROPÓSITO DA ESCOLA DOMINICAL
A Escola Dominical existe para ministrar a pequenos e grandes, ensino religioso segundo a Palavra de Deus, e isto de maneira pedagógica e metódica, como é de se esperar de uma organização que leva o nome de escola. Sendo o ensino na Escola Dominical um ministério pessoal, o verdadeiro professor de classe está sempre mais chegado a seus alunos na igreja, do que qualquer outro obreiro da mesma, inclusive o pastor. Logo, uma Escola Dominical devidamente organizada, cuja direção e professores são espirituais e idôneos, treinados para o ensino bíblico, e equipados com literatura e meios apropriados, é um poderoso e eficiente ministério pessoal para alcançar a todos na igreja, na família e na comunidade.

3. A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA DOMINICAL PARA A IGREJA E A FAMÍLIA

(1) O ensino das doutrinas e verdades eternas da Bíblia, na Escola Dominical, deve ser pedagógico e metódico como numa escola, sem contudo deixar de ser profundamente espiritual.

(2) A Escola Dominical também coopera eficazmente com o lar na formação dos hábitos legítimos e cristãos, práticas e deveres sociais e bíblicos, resultando daí a formação do caráter ideal, segundo os princípios do genuíno cristianismo.

(3) A escola secular instrui e contribui para a formação de bons hábitos, mas não promove a formação do caráter genuinamente cristão. Ela visa com prioridade o intelecto do aluno.

Clique e acesse
Já a Escola Dominical, sendo genuinamente bíblica, educa e instrui, mediante o ensino da Palavra, visando prioritariamente o coração do aluno. A ordem divina vista em Hebreus 10.16 não deve ser alterada: coração e mente, e não ao contrário.

(4) A Escola Dominical evangeliza enquanto ensina. Para tanto, toda lição nunca deve ser concluída sem uma aplicação pessoal, específica, evangelística. Quem evangeliza fala ao coração, e quem ensina fala ao raciocínio, à inteligência, dependendo, é evidente, do Espírito Santo.

APROFUNDE SEUS CONHECIMENTOS – Clique e leia:

Fonte: GILBERTO, Antonio, Manual da Escola Dominical, 178 ed. De 1998 - CPAD

Adaptação e Divulgação: www.subsidiosebd.com

Post Bottom Ad