Lição 10 – Dádiva, Privilégios e Responsabilidades na Nova Aliança - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Lição 10 – Dádiva, Privilégios e Responsabilidades na Nova Aliança


 Este artigo é UMA PARTE do subsídio para a lição bíblica da classe de Adultos. Para a continuação teste subsídio Clique Aqui


Introdução
O décimo capítulo da Epístola aos Hebreus enfatiza o sacrifício perfeito de Jesus Cristo, em contraste com os sacrifícios imperfeitos que eram oferecidos sob a antiga aliança. O sacerdócio superior de nosso Senhor pertence a uma ordem superior - na qualidade de Melquisedeque, não de Arão. Opera com base numa aliança superior - a nova aliança - e ministra em um santuário superior no céu. Podemos encontrar neste capítulo, alguns dos nossos privilégios e responsabilidades diante de Deus e para com nossos irmãos em Cristo.

I. PRIVILÉGIOS DA NOVA ALIANÇA

1. Acesso direto à Presença de Deus (Hb 10.19).
No Antigo Pacto (aliança), as pessoas comuns do povo não podiam adentrar no santuário propriamente dito. Só chegavam até ao pátio, que era a parte exterior do tabernáculo. Em Cristo, no entanto, homens e mulheres salvos são “sacerdotes reais” (1Pe 2.9), e têm “ousadia para entrar no Santuário pelo sangue de Jesus”. Este é um privilégio que só os fiéis lavados e remidos pelo sangue de Cristo podem ter. Tais crentes não precisam de medianeiros, guias, orixás ou gurus. Jesus é “o único mediador entre Deus e o homem” (1Tm 2.5).

a) Jesus é o caminho vivo rumo à presencia de Deus.
“Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne (Hb 10.20).
Entrar na presença de Deus através do véu, quer dizer, através da carne de Jesus. Trata-se de um pensamento complicado mas com o seguinte alcance. Diante do lugar santíssimo no tabernáculo estava o véu que excluía e separava da presença de Deus. Para que os homens pudessem entrar na presença de Deus esse véu teria que ter sido rasgado em dois a fim de que essa presença pudesse revelar-se. Agora, a carne de Jesus é o que velava sua divindade.[1]

Assim como o rasgar do véu do tabernáculo abriu o caminho à presença de Deus, também o rasgar da carne de Cristo revelou a grandeza total do amor de Deus. Em Jesus temos, pois, alguém que nos abre o caminho a Deus, mostrando-nos seu amor e oferecendo a Deus um sacrifício perfeito e uma perfeita obediência.

b) Podemos chegar com confiança ao trono da graça.
“Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno” (Hb 4.16).

A epístola aos Hebreus também nos admoesta a chegarmos “com confiança ao trono da graça”, o mesmo trono compartilhado pelo Filho, e a mesma presença majestosa à qual Cristo entrou além do véu. A única maneira de os sacerdotes se aproximarem da “figura” do Tabernáculo deste trono era entrar no interior do véu.

De que maneira chegamos “com confiança” a este trono?
Pela oração e fé, o que sugere que tempo e espaço não são barreiras na esfera celestial. O trono de Deus está onde está o suplicante. Pelo Espírito, o Pai e o Filho estão unidos.

2. Outros privilégios da Nova Aliança.
a) Podemos crescer na fé, vencer as dúvidas e os questionamentos e aprofundar nossa relação com Deus (Hb 10.23).

b) Podemos desfrutar do encorajamento mútuo com outros cristãos (10.24);

c) Podemos adorar juntos (Hb 10.25).

II. RESPONSABILIDADES NA NOVA ALIANÇA (Hb 10.22-25).

1) “ Ir  a Deus com verdadeiro coração”.
Só podemos ter acesso ao Pai e ser aceitos por Ele se tivermos um coração sincero, limpo e puro (Mt 5.8).

2) “Em inteireza de fé”.
O crente, ao buscar a presença de Deus, não pode ter dúvida alguma de sua existência, do seu poder e de sua graça.

3) “Tendo o coração purificado da má consciência”.
Para Deus não valem as aparências. Ele vê o interior do homem. O salmista disse que Deus nos sonda e entende o nosso pensamento (Sl 139.1,2). Se dermos lugar à iniquidade, Ele não nos ouvirá (Sl 65.18).
4) “O corpo lavado com água limpa”.
Certamente, o texto bíblico aqui refere-se à purificação do crente pela Palavra, como se lê em Ef 5.26: “purificando-a com a lavagem da água, pela Palavra”, isto em relação à Igreja.

5) Retendo firmes a confissão da esperança.
Em Hb 3.6 somos exortados a “conservar firme a confiança e a glória da esperança até ao fim”. A confissão da esperança indica a nossa fé nas gloriosas e infalíveis promessas de Deus, “porque fiel é o que prometeu”.

6) Considerando uns aos outros, estimulando-nos “à caridade e às boas obras”. O bom relacionamento entre os crentes é condição importante para o acesso a Deus. A caridade (amor em ação) é a marca do cristão. Boas obras são dever do salvo (Ef 2.10; Tg 4.17; 1Jo 3.17,18).

Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus (Mt 5.16)”.

7) “Não deixando a nossa congregação (Hb 10.25)”.
Aqui não se refere ao sentido físico: deixar a igreja local para ir congregar-se em outro bairro; mas sim, que não devemos deixar de congregar-nos, de nos reunirmos, tendo em vista a necessidade da comunhão coletiva. Somos membros uns dos outros (Rm 12.5). É equivocada e carnal a ideia de que alguém pode ser “crente em casa”, a menos que esteja doente.

Quando o zelo descai e a fé vacila, o desejo de manter comunhão com outros crentes também enfraquece. O estímulo do versículo 24 se torna possível através da congregação. Quando os cristãos se reúnem (congrega), eles se exortam mutuamente ao serviço frutífero e à comunhão ininterrupta. O perigo da apostasia está emboscado[2] na falha dos crentes em se reunirem e Se ajudarem mutuamente (Gr. parakalountes, "encorajamento mútuo").

RESUMO DAS MUITAS RESPOSABILIDADES DA NOVA ALIANÇA


FIRMEZA
Observe que 'reter firme (Hb 10.23)' significa literalmente não se desviar nem para um lado nem para o outro', e deste modo significa estar 'firme', 'estável', 'inabalável'.


Hb 10.23



O JUSTO VIVERÁ DA FÉ. Este princípio fundamental, afirmado quatro vezes nas Escrituras (Hc 2.4; Rm 1.7; Gl 3.11; Hb 10.38), governa o nosso relacionamento com Deus e nossa  participação na salvação provida por Jesus Cristo.
Ter fé significa descansar naquilo que Cristo fez por nós no passado, mas também significa confiar naquilo que Ele faz por nós no presente, e fará no futuro (Rm 8.12-25; Gl 3.10-13).






Hb 10.23, 35,38

PERSEVERNAÇA
O livro de Hebreus encoraja os crentes a perseverarem em sua fé e conduta cristã, também ao enfrentarem perseguições e pressões.

Hb 10.36



SANTIDADE
Um seguidor de Cristo torna-se santo (santificado) pela oblação do corpo de Jesus Cristo. Santidade significa ser completamente devotado ou dedicado a Deus, consagrado para o seu uso especial, e separado do pecado e da sua influência. A santidade vem de um desejo sincero de obedecer a Deus e da devoção incondicional a Ele.



Hb 10.10; 12.14


Conclusão
Jesus veio para fazer a vontade do Pai. Essa vontade é a nova aliança que tomou o lugar da antiga aliança. Por meio de sua morte e ressurreição, Jesus Cristo revogou a primeira aliança e instituiu a segunda. Os seguidores de Jesus receberam a dádiva da nova Aliança por meio do sangue do seu santo, Filho, Jesus (veja Hb 9.12,14; 10.19,29; 12.24; 13.12,20). Sob esta nova aliança, como vimos a cima, temos privilégios e responsabilidades em ralação a Deus e para com nosso irmãos em Cristo Jesus.  Visto que temos responsabilidades e privilégios, através do sangue de Jesus, é essencial que todo cristão obedeça a Deus e agrade ao Pai em todas as coisas.
A CONTINUAÇÃO DESSE SUBSÍDIO ESTÁ EM NOSSO E-book Subsídios EBDVol. 11 Acesse AQUI



[1] William Barclay
[2] Ataque inesperado e traiçoeiro; cilada, armadilha.

Post Bottom Ad