Lição 8 - A Ameaça do Terrorismo - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Lição 8 - A Ameaça do Terrorismo


- Lições Bíblicas Juvenis – 2° Trimestre de 2018
-Tema do Trimestre: Questões Difíceis do nosso Tempo
- Classe: de 15 a 17 anos – Juvenis
- Editora: CPAD
- Comentarista: Adriano Lima
LEITURA DIÁRIA
SEG. 24.12 - A multiplicação da iniquidade e o esfriamento do amor
TER. Lc 21.10 - Conflitos entre nações
QUT. Mt 24.6 -   Guerras e rumores de guerras
QUI. Gn 16.5-16 – Os irmãos em conflitos
SEX. Lc 6.27 – Como deve ser nossa atitude com nossos inimigos
SÁB. Jo 14.27 – O nosso coração descansa na paz de Cristo

OBJETIVOS
- Saber quando começaram os ataques terroristas;
- Mostrar porque o terror tem se espalhado

REFLEXÃO
"E, quando ouvirdes de guerras e sedições, não vos assusteis. Porque é necessário que isso aconteça primeiro, mas o fim não será logo" (Lc 21.9).

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Mateus 24.12,13
12 E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.
13 Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.

Gênesis 6.5-7,11,12
5 E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.
6 Então arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.
7 E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.
11 A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência.
12 E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.

SINTETIZANDO
Na lição de hoje, estudaremos um assunto bem atual: a ameaça do terrorismo. Estamos vivendo dias difíceis, em que a paz e a sobrevivência da humanidade têm estado em perigo. Embora saibamos que o homem já dispõe de meios tecnológicos para destruir a humanidade, não podemos esquecer de que o nosso Deus tem o controle sobre todas as coisas e tudo está sujeito a sua soberana vontade.

INTRODUÇÃO

O
terrorismo é algo que assusta. A globalização desenhou um novo quadro no panorama mundial O avanço tecnológico, por sua vez, contribuiu para a produção de armas que ameaçam a segurança do mundo. Contudo, sabemos que o próprio Cristo nos advertiu que "guerras e rumores de guerras" seriam o "princípio das dores", precedendo a vinda do "Filho do Homem" (cf. Mt 247,8), Esses acontecimentos nos desafiam, Afinal de contas, qual deve ser o posicionamento do crente diante de tais ameaças? E você, o que pensa a respeito do assunto? A nossa preocupação sejustifica? Ou podemos descansar em Deus, pois dELe vem a nossa segurança?

A AULA VAI COMEÇAR!
Para a aula de hoje, sugerimos que você providencie recortes de jornais, revistas e notícia (antigos e recentes), que tratem de atentados terroristas no mundo. Leia a manchete dos recortes e mostre que o terrorismo é uma ameaça para todo. Ele é resultado da falta de princípios bíblicos, do pecado. Vivemos em um mundo onde as pessoas a cada dia estão mais distantes de Deus.

1.  UMA "GUERRA SANTA"
Você sabe quando começaram ataques terroristas? Com certeza já estudou um pouco de história no colégio. De acordo com alguns estudiosos, um dos indícios do surgimento do terrorismo deu-se a partir de uma seita mulçumana que, no final do século XI d.C., dedicou-se a exterminar seus inimigos no Oriente Médio. No século XIX. as ações terroristas alcançaram considerável desenvolvimento. Mas foi no século XX que cresceu o número de grupos que escolheram o terrorismo como forma de luta e reivindicação. O desenvolvimento da ciência e da tecnologia proporcionou às ações terroristas maior alcance através do uso de tecnologia bélica de alto poder destrutivo e da internet, que possibilita conexões sofisticadas.

A Jihad (ou guerra santa, como é conhecida) é um dos pilares do Islamismo. Este termo de origem árabe significa "empenho", "luta", "esforço" e tem o propósito de impor a fé e domínio muçulmano, se preciso torturando e matando os que se negam a segui-la, Diferentemente, para nós cristãos, a Bíblia ensina que Deus, de modo algum, obriga a que sirvamos a Ele. Pelo contrário, em Zacarias 4,6, o Senhor declara: "Não por força, nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos". Sendo assim, Deus se importa que os seus adoradores o sirvam espontaneamente, "em espírito e em verdade" (cf. Jo 4.23,24).

A Jihad (ou guerra santa, como é conhecida) é um dos pilares do Islamismo: "A maioria dos mulçumanos ofende-se com essa interpretação, até porque os lideres islâmicos procuram vender uma imagem positiva de sua religião. Apesar de todo o esforço para mostrar ser o islamismo religião de paz, contudo, a história de Maomé e dos califas ortodoxos não ajuda a convencer a opinião internacional face aos ataques fundamentalistas. [...] A mídia internacional exibe com frequência, imagens de militantes mulçumanos radicais com arma numa mão e o Corão na outra, declarando guerra em nome de Alá.
 
Clique e acesse
O termo jihad significa 'esforço ou luta'. Os mulçumanos extremistas são, hoje, reconhecidos pela comunidade internacional como terroristas, mas eles são minoria e não devem ser confundidos com os demais mulçumanos, que também manifestam repulsa à violência e aos seus irmãos radicais. A maioria dos mulçumanos interpreta o termo jihad como qualquer 'empenho' para propagar a fé islâmica (e não 'guerra santa'), como os recursos educacionais e tecnológicos (SOARES, Esequias. Heresias e Modismos, 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2012).

2. O "TERROR" SE ESPALHA
Na terça feira, 11 de setembro de 2001, o mundo, que já dispunha de grande desenvolvimento tecnológico, estava prestes a assistir em tempo real, um dos maiores atentados terroristas da história mundial. Você era apenas uma criança naquela época, mas daquele dia em diante 11 de setembro seria relembrado todos os anos. Um grupo de 19 terroristas ligados a Al-Qaeda sequestraram quatro aviões comerciais de passageiros. Os sequestradores, de forma intencional, colidiram dois aviões contra as torres gémeas do complexo empresarial do World Trade Center, na cidade de Nova Yorque. Ainda o terceiro avião colidiu contra o Pentágono, a sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, em Washington. O quarto avião caiu em um campo aberto próximo de Shanksville, na Pensilvãnia. Em nenhum dos voos houve sobreviventes, Aquele dia ficaria marcado na história. Outro episódio recente ocorreu na França, no último dia 7 de Janeiro de 2015, quando dois homens encapuzados entraram na redação do Jornal Charle Hebdo, e executaram doze pessoas, por conta de uma charge que, segundo os mulçumanos extremistas, ofendia Maomé, o profeta do Islã.

Sendo assim, podemos e devemos nos perguntar o porquê de ocorrerem acontecimentos tão cruéis como estes, que causam a morte de centenas de pessoas. Quais as razões que Levaram esses homens a planejarem tão minuciosamente esses ataques? Definitivamente, estamos vivendo o cumprimento das Escrituras Sagradas. Em Lucas, Cristo declarou: "E, quando ouvirdes de guerras e sedições, não vos assusteis. Porque é necessário que isso aconteça primeiro, mas o fim não será logo. Então, lhes disse: Levantar-se-á nação contra nação, e reino, contra reino" (Lc 21.9,10). Portanto, a Igreja deve estar atenta às mudanças que têm ocorrido no cenário mundial, pois Cristo há muito tempo nos anunciou que "quando essas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e Levantai a vossa cabeça, porque a vossa redenção está próxima" (Lc 21,28), Você ainda é jovem, fique vigilante e não perca seu tempo com aquilo que pode distanciá-Lo de Deus. Leia a Bíblia e pratique-a, assim você estará preparado quando a trombeta soar!

3. E AGORA, COMO VIVEREMOS?
Em vista desses acontecimentos, você pode pensar que este mundo vai de mal a pior e que não tem mais solução. Contudo, Cristo nos fez uma promessa de que prepararia um Lugar para nós no céu e voltaria um dia para nos buscar (Jo 14,1-3).

Vivemos em um mundo conturbado, mas temos uma viva esperança: O Senhor Jesus está conosco e um dia Ele voltará. Dessa maneira, em Cristo podemos sentir a tranquilidade e contar com a ajuda do Espírito Santo que não nos deixa só.

Apesar da realidade mundial não ser favorável, o cristão deve manter a firme confiança em Jesus Cristo (Fp 3.20,21). Que possamos guardar a paz de Cristo em nosso coração e confiar que o momento da nossa redenção já está "às portas" (cf. Lc 21.28), Não se deixe seduzir pelos que. em todo o mundo, aliciam jovens para se juntarem è prática do terrorismo.

Sabemos que o terrorismo é fruto da maldade humana. O coração do homem é mau desde a sua meninice (Gn 8,21). Além da maldade humana, tem também a questão espiritual. O Diabo, que tem como missão matar e destruir (Jo 10.10), está por trás de cada atentado. Como Igreja do Senhor precisamos orar em favor das nações e proclamar o Evangelho de Cristo (Mt 28.19), Somente Jesus pode transformar o coração do homem e trazer paz para as cidades.
 
SUBSÍDIO 1
A terça feira, dia u de setembro de 2001, começou como qualquer outro dia para o diácono e superintendente da Escola Dominical da AD Stanley Praimnath. de Elmont, Long Island. Mal sabia eLe que passaria pela experiência mais terrível de sua vida. tornando-se um sobrevivente do atentado terrorista ao World Trade Center, em Nova Iorque. Stanley é um dos executivos do Banco Fuji Limited e chegou a ver a asa de um dos aviões da United Airlines invadir a entrada de sua sala, destruindo tudo e fazendo com que ficasse debaixo de escombro até os ombros.

O obreiro que trabalhava no Word Trade Center deu seu depoimento à AG News, agência de notícias internacionais das ADs norte-americanas, 'Por alguma razão, dei ao Senhor um tempo extra naquela manhã'. Falei: 'Senhor, cubra-me debaixo de seu sangue1. Eu disse isso repetidas vezes [...] Tudo que eu pude ver foi o avião cinza, grande, com Letras vermelhas na asa e na cauda, lançar-se sobre mim', disse Stanley. 'Parecia estar acontecendo em câmera lenta. Eu disse: 'Senhor, assuma o controle, eu não posso, ajuda-me'. Stanley mergulhou debaixo de sua escrivaninha. Ele se encolheu numa posição fetal e o avião chocou-se fortemente contra o edifício, explodindo (Mensageiro da Paz, ano 71, número 1.395. P.13).
SUBSIDIO 2
O ataque ao World Trade Center, no dia 11 de setembro, em Nova Iorque, desferidos por extremistas mulçumanos deflagrou a primeira grande crise mundial do terceiro milénio.

Diante desse quadro, presidentes como George Bush, dos EUA, e Fernando Henrique Cardoso, do Brasil, chegaram a vislumbrar uma terceira guerra mundial, Apesar do apoio oficial de diversos países à causa norte americana, vimos também manifestações de apoio ao ato terrorista por parte das tendências mais exaltadas do islamismo,

Mas se os líderes islâmicos persistirem em apoiar grupos religiosos fanáticos, assistiremos a um conflito de proporções planetárias, onde ações de guerrilhas e atos terroristas se tornarão comuns (SCHIMITT, Humberto. Mensageiro da Paz, ano 71, número 1.395, P.6).

CARO PROFESSOR,
“Esteja preparado'. Este deve ser o Lema de todo professor e sempre que possível diga coisas boas aos seus aluno” (Lm Johnson).

PARA CONCLUIR
Apesar de estarmos vivendo dias difíceis em que a paz e a sobrevivência da humanidade têm estado em constante perigo, não podemos esquecer que o nosso Deus é soberano e tem o controle de todas as coisas em suas mãos. Assim sendo, que possamos seguir a paz de um coração puro e 'retenhamos firmes a confissão da nossa esperança, porque fiel é o que prometeu (cf. Hb 10.23), e se Ele prometeu, Ele voltará para nos buscar. Você, como um jovem que serve a Deus, esteja preparado!

HORA DA REVISÃO
1. O que significa "Jihad"?
R: O termo Jihad significa esforço ou luta.
2. Estamos vivendo o cumprimento das Escrituras Sagradas? Por quê?
Sim, pois Jesus nos alertou sobre esses sinais.
3. Embora vivamos tempos difíceis, podemos ter paz com Deus? Por quê?
R: Sim. Porque Ele é soberano e tem o controle de tudo o que acontece nos céus e na terra.
4. Você acredita que o terrorismo é resultado de quê?
R: Da maldade no coração do homem sem Deus e é também uma ação do Diabo.

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad